28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
24/01/2023

Região italiana dará anticoncepcionais gratuitos em clínicas

Foto: Reprodução

Medida entrará em vigor em fevereiro no Lazio, onde fica Roma

A região de Lazio, onde fica a capital italiana Roma, aprovou o projeto que dará pílulas anticoncepcionais grátis para as mulheres clínicas e consultórios médicos, anunciou o governo nesta terça-feira (24).

 

"Nos consultórios de Lazio, a pílula será gratuita com um aporte de 10 milhões de euros por parte da região. Uma decisão anunciada há alguns meses pelo assessor regional de Saúde, Alessio D'Amato, que entrará em vigor em fevereiro, quando será firmada a deliberação", disse o presidente do Conselho Regional, Marco Vicenti.

 

Segundo o representante, esse é um "passo importante" para as mulheres porque "coloca em primeiro lugar os direitos dos nossos cidadãos". Vicenti ainda pontua que os consultórios médicos são "lugares fundamentais" para o atendimento delas.

 

Veja também

 

Tiroteios nos EUA: o que se sabe sobre 2º massacre em 3 dias na Califórnia

 

Medo de ser preso e ter aeronave confiscada tiram Maduro de cúpula da Celac

 

Já a presidente da Comissão de Paridade de Oportunidades do Conselho Regional, Eleonora Mattia, lembrou que os debates sobre o tema começaram em 2019 e finalmente deram resultado.

 

"Entre os objetivos da medida, há também outras questões centrais na tutela da saúde reprodutiva da mulher, como a garantia da disponibilidade da contracepção de emergência em todos os prontos-socorros e consultórios no Lazio, a potencialização da rede e dos serviços de atendimento e o apoio a programas de educação sexual", acrescentou Mattia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A representante ainda lembrou que, há cerca de dois anos, Lazio foi a primeira região italiana a adotar um protocolo em linha com as regras nacionais para a aplicação do aborto farmacológico, que distribui gratuitamente e nos domicílios a pílula RU 486. .

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.