08 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
12/04/2023

Relaxante muscular atrapalha hipertrofia? Entenda os efeitos no corpo

Foto: Reprodução

Os relaxante musculares são indicados para casos de torções, tensões musculares, torcicolos e contraturas, com o objetivo de aliviar as dores. Algumas pessoas ainda têm dúvidas se o medicamento pode ser usado para o alívio da dor após as atividades físicas, por receio de que ele atrapalhe a hipertrofia.

 

A hipertrofia se relaciona com vários fatores, incluindo treinamento, sono, estresse, níveis de cortisol, que é a substância produzida dentro do próprio corpo e atrapalha essa questão, ou seja, o cansaço.

 

De acordo com o ortopedista e traumatologista esportivo Alberto de Castro Pochini, não há evidências de que o medicamento atrapalhe a hipertrofia quando é usado para aliviar as dores da atividade física.

 

Veja também

 

Personal trainer revela os 10 erros mais comuns em treinos de perna

 

Quase metade dos brasileiros não troca de escova de dentes regularment

 

“O que existe é que o anti-inflamatório pode atrapalhar o processo de cicatrização da lesão muscular. Geralmente usamos analgésico para as lesões musculares. Só indicamos o anti-inflamatório quando a dor é muito forte”, afirma Pochini.

 

Veja dicas para ganhar massa muscular mais rápido:

 

“Não existe nada que indique que o relaxante muscular atrapalhe a hipertrofia. O que existe é que o anti-inflamatório pode atrapalhar o processo de cicatrização da lesão muscular. Geralmente usamos analgésico para as lesões musculares. Só usa o anti-inflamatório quando a dor é muito forte”, disse o ortopedista e traumatologista esportivo Dr. Alberto de Castro Pochini com exclusividade para o Sport Life.

 

Portanto, precisa haver a diferenciação do conceito de relaxante muscular para anti-inflamatório. O relaxante muscular não é tão potencialmente lesivo como anti-inflamatório, que há o seu efeito de excluir inflamação e dor e com potencial lesivo sobre as estruturas, como mal-estar gástrico ou uma questão renal.

 

A hipertrofia se relaciona com vários fatores, exemplos: treinamento, questão do sono, stress, cortisol, que é a substância produzida dentro do próprio corpo e atrapalha essa questão, ou seja, o cansaço.

 

“A hipertrofia vem também com estímulo do treinamento mais com aquele tempo de recuperação, que é muito importante. Não adianta estar com dor e ir treinando. Entre as medicações usadas para dor, há os analgésicos usuais, tanto a novalgina quanto o tylenol. Existem os anti-inflamatórios, que são um pouco mais fortes e isso são várias classes: cox 1, cox 2, que nós chamamos”, acrescentou Pochini.

 

DADOS

 

Essa orientação do Dr. Alberto “coincidiu” com o que está em alta entre a população brasileira. Afinal, houve a constatação da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) no ano de 2019 sobre o crescimento do consumo de relaxantes musculares e antidepressivos.

 

A Interfarma citou que o analgésico e relaxante muscular “Dorflex” é o líder de vendas no país há muitos anos. E que as suas vendas refletiram em mais de R$ 470 milhões. O que denota o acréscimo de 53% no primeiro semestre desse intervalo de 2019.

 

Sendo assim, a musculação está entre as “queridinhas” do povo nacional. Pesquisadores da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) citaram que a caminhada, futebol e musculação lideram a preferência dos brasileiros, respectivamente.

 

O grupo de estudiosos da Unicamp divulgou esse estudo em 10 de fevereiro de 2020. Após a conferência de dados epidemiológicos de 60.202 pessoas de 18 anos de idade e acima.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

QUEM É ELE?

 

Dr. Alberto de Castro Pochini é chefe da disciplina de Medicina Esportiva da EPM/Unifesp (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo). Além disso, é ortopedista e traumatologista esportivo do Hospital Israelita Albert Einstein e médico do Instituto Cohen.

 

Fonte: Sport Life

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.