30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
12/06/2021

Renan pede a colaboração de delegados da PF para analisar documentos da CPI

Foto: Reprodução

Solicitação foi feita ao STF pedindo a parceria de policiais que atuam nos inquéritos dos atos antidemocráticos e das fake news

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), pretende chamar delegados da Polícia Federal que atuam nos inquéritos dos atos antidemocráticos e das fake news para ajudar na análise de documentos, a fim de analisar se o governo contribuiu de alguma forma na propagação de fake news durante a pandemia. Um dos principais objetivos é verificar quem financiou a elaboração dos materiais.

 

Renan buscou orientação num contato telefônico feito com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator das duas investigações na Corte. No contato, Alexandre sinalizou que está disposto a contribuir com os trabalhos da comissão no que for possível.

 

O relator resistiu a solicitar o apoio da PF no início dos trabalhos, como teria direito, por receio de que a PF pudesse interferir nos trabalhos da CPI de alguma forma e até compartilhar informações com o governo. Além disso, parlamentares receberam informações de que alguns delegados federais temiam receio de retaliação na corporação, subordinada ao Ministério da Justiça.

 

Veja também 

 

'Rebanho se aplica à animais e fomos tratados dessa forma', diz Maierovitch

 

'Precisamos vacinar a população’, diz Queiroga sobre o fim da obrigatoriedade de máscara para vacinados

Para Renan e aliados, é importante enfrentar o tema das fake news antes da eleição. Para eles, esta é a "última chance" de buscar provas sobre o tema e tentar mudar a atuação desses grupos antes do pleito de 2022. Há, ainda, a hipótese de haver alguma conexão com auxiliares do Palácio do Planalto, que já foram alvo de pediods de convocação e até quebra de sigilo telefônico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Para auxiliar nas investigações, o senador solicitou ao presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), a cessão de dois policiais federais. O pedido foi aceito, e a expectativa é que dois policiais federais indicados por Renan sejam cedidos - embora caiba à PF dar a palavra final sobre quais serão os agentes cedidos.

 

Fonte: O Globo 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.