Em uma década renda média de trabalhadores com mais de 60 anos caiu 4,2%
Uma pesquisa inédita acendeu um alerta sobre a situação dos brasileiros com mais de 60 anos no mercado de trabalho. O levantamento aponta que a renda média dessa faixa etária encolheu 42% nos últimos dez anos, revelando um cenário de maior dificuldade financeira para quem permanece trabalhando após atingir a idade considerada de aposentadoria.
Além da queda nos rendimentos, o estudo mostrou que a informalidade avançou significativamente entre os trabalhadores mais velhos. Atualmente, cerca de 53% das pessoas com mais de 60 anos que continuam exercendo alguma atividade profissional atuam sem vínculo formal de emprego, sem acesso a benefícios trabalhistas e maior proteção previdenciária.
Especialistas apontam que fatores como o envelhecimento da população, mudanças no mercado de trabalho e dificuldades para recolocação profissional contribuem para esse cenário. Muitos idosos acabam recorrendo a atividades informais para complementar a renda da aposentadoria ou substituir ganhos que perderam ao longo dos anos.
Veja também

Dólar cai e Bolsa avança em dia de atenção ao cenário internacional
Fazenda alerta que 'pautas-bomba' podem gerar impacto superior a R$ 2 trilhões em dez anos
A pesquisa também destaca que a permanência dos idosos no mercado de trabalho tem crescido nos últimos anos. No entanto, boa parte dessas vagas está concentrada em ocupações com menor remuneração, pouca estabilidade e reduzida proteção social, o que ajuda a explicar a queda da renda média observada no período.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
O levantamento reforça a preocupação de especialistas com as condições econômicas da população idosa no Brasil. Com o aumento da expectativa de vida e a necessidade de permanência por mais tempo no mercado de trabalho, cresce o debate sobre políticas públicas voltadas à geração de emprego, qualificação profissional e proteção de renda para trabalhadores acima dos 60 anos.