16 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
20/11/2023

Retenção de líquidos: confira frutas e vegetais para combater inchaço

Foto: Reprodução

Nutricionista explica como ocorre a retenção de líquidos e o que fazer para evitá-la usando a alimentação como aliada

A retenção de líquidos é um problema relativamente comum. Na maioria das vezes, ela está relacionada a exageros na alimentação, que levam o organismo a demorar mais para eliminar toxinas.


O incômodo provocado pelo quadro pode ser grande: além da aparência de inchaço, a retenção de líquidos pode causar desconforto e até dores no corpo.

 

Veja também 

 

O QUE ACONTECE NO NOSSO CORPO DEPOIS DE FAZER SEXO? VEJA

 

 

E o sexo? Descubra se a onda de calor extremo atrapalha no tesão


Possíveis causas para a retenção de líquidos:


– Alto consumo de alimentos ultraprocessados ricos em sódio;

 

– Beber pouca água durante o dia;

 

– Consumo de bebidas alcoólicas;

 

– Alterações hormonais;

 

– Doenças: como insuficiência cardíaca, insuficiência linfática, síndrome nefrótica, hipotireoidismo e cirrose hepática.


A retenção hídrica geralmente é mais visível nas pernas, barriga, rosto ou mãos. Se você nota um aspecto mais inchado no corpo de um dia para outro, é provável que tenha retenção hídrica. Outros sinais são marcas de roupa nas pernas, braços e cintura, ou quando as peças deixam de servir em um curto espaço de tempo.

 

Bons hábitos de vida costumam ser suficientes para evitar a retenção hídrica, especialmente os relacionados à alimentação. É importante cuidar da hidratação do corpo e evitar alimentos ultraprocessados com muito sal.


“Dê preferência a frutas e vegetais com função diurética, que ajudam a eliminar o excesso de toxinas no organismo e combatem o inchaço”, sugere a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva – Nutrição & Saúde Mental, em Brasília.

 

Ela lembra que, ao contrário do que o senso comum imagina, aumentar o consumo de água e outros líquidos contribui para evitar a retenção hídrica. “A ingestão de água equilibra o sódio no corpo. Quando diminuímos o consumo de líquidos, a concentração de sódio aumenta, bem como a retenção de água”, aponta Carla.


Veja exemplos de vegetais e frutas que combatem a retenção de líquidos:

 

10 Benefícios da melancia para a saúde e como consumir?


1. MELANCIA


Carla explica que a melancia funciona como um diurético natural, pois é rica em água e ajuda a eliminar o sódio. “Ela é a fruta mais rica em água que temos. É uma opção poderosa tanto para reduzir toxinas, como para hidratar”, afirma.

 

As sementes do tomate • Tomates Mallmann

 

2. TOMATE


Outra opção de alimento para evitar a retenção de líquidos é o tomate. Além de rico em água, o tomate é fonte de potássio, vitamina C e antioxidantes – nutrientes que colaboram para combater inflamações e regular a pressão sanguínea.

Beterraba em Farroupilha

3. BETERRABA


A beterraba também é uma excelente alternativa de alimento para combater a retenção de líquidos. Ela tem propriedades vasodilatadoras, que aumentam o fluxo sanguíneo e otimizam o funcionamento dos rins.

 

Pepino: 11 benefícios, informação nutricional (e receitas saudáveis) - Tua  Saúde


4. PEPINO

 

Além de nutritivo, o pepino é uma opção pouco calórica, rica em água e minerais. A ingestão do vegetal ajuda os rins a trabalharem melhor para eliminar toxinas.

 

Aspargo Verde em Conserva La Pastina | Tio Ali Empório Árabe - Tio Ali  Empório Árabe

Foto: Reprodução

 

5. ASPARGOS

 

Os aspargos são fontes de vitaminas B9, A e C, além de minerais como cobre, ferro e potássio. Os nutrientes possuem propriedades antioxidantes e auxiliam na eliminação de toxinas. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.