28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
30/10/2020

Ricardo Nicolau pede que governo e prefeitura usem Fundeb para abono aos professores da rede pública

Foto: Reprodução

Deputado estadual alertou que, até o fim do segundo quadrimestre, o Governo do Amazonas cumpriu apenas 47% de pagamento com professores em sala de aula.

 O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) apresentou dois requerimentos, nesta semana, pedindo que o governo do Amazonas e a prefeitura de Manaus paguem o abono, para cumprir a norma dos 60% de recursos anuais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) que devem ser destinados a professores da rede básica pública estadual e municipal.

 

Segundo relatório apresentado durante a Audiência Pública sobre as Metas Fiscais do Governo relativas ao 2º Quadrimestre de 2020, o Amazonas cumpriu apenas 47% de pagamento com professores em sala de aula.

 

“Até o final do ano, o Estado e a prefeitura têm que cumprir 60%”, alertou Ricardo Nicolau, que é o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), uma das mais importantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

 

Veja também

 

Ricardo Nicolau planeja implantar antenas para levar internet e telemedicina para zona rural de Manaus

 

A pedido dos motoristas, Ricardo Nicolau vai apoiar incentivo para financiamento de carros elétricos e híbridos em Manaus

 

"Mesmo havendo mais um quadrimestre, no ritmo presente, é extremamente improvável o cumprimento do mínimo necessário”, completou o parlamentar, ressaltando que o saldo em caixa do Fundeb era de R$ 647 milhões.

 

Ricardo Nicolau destaca que os valores recebidos do Fundeb em 2020 não podem ser utilizados para saldar despesas de anos anteriores, cabendo ao gestor destes recursos utilizá-los dentro dos limites legais do referido fundo. “Por isso, pedi que a quantia excedente do Fundeb seja direcionada na forma de acréscimos financeiros a professores da rede básica, os quais, dentro da legalidade, podem ser repassados a título de abono a estes profissionais”, sugeriu, nos dois requerimentos.

 

Pela legislação, em casos excepcionais e temporários, como o da pandemia de Covid-19, os profissionais da rede básica podem receber quantias a título de abono, quando não são atingidos os limites legais, o que geralmente ocorre ao final do ano.

 

“A excepcionalidade do momento demanda atitudes extraordinárias. As quantias recebidas a título de abono serão vantajosas à qualidade de vida dos profissionais da educação, bem como frutíferas à movimentação economia do Estado do Amazonas”, destacou Ricardo Nicolau.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

Ainda em requerimento, Ricardo Nicolau deixou claro que caberá ao Estado estabelecer, com razoabilidade, o valor, a forma de pagamento e demais parâmetros que ofereçam, de forma clara e objetiva, os critérios a serem observados, os quais deverão constar de instrumento legal que prevejam as regras de concessão, garantindo a transparência e a legalidade do procedimento.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.