De acordo com o governo federal, o valor das parcelas mensais da dívida deve cair de cerca de R$ 490 milhões para R$ 113 milhões. Os pagamentos, no entanto, voltarão a crescer gradualmente ao longo dos primeiros cinco anos
O governo do Rio de Janeiro formalizou adesão ao Propag, programa criado para renegociação de dívidas dos estados com a União, em uma tentativa de aliviar a situação fiscal e reequilibrar as contas públicas.
O Propag, sigla para Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, foi estruturado para permitir condições mais flexíveis de pagamento, reduzindo a pressão financeira sobre administrações estaduais altamente endividadas.
Com a adesão, o Rio busca reorganizar uma dívida bilionária acumulada ao longo de anos de crise fiscal. A expectativa do governo estadual é ganhar fôlego para ampliar investimentos em áreas estratégicas, como saúde, segurança e infraestrutura.
Veja também

Autoridades afirmam que a medida pode representar um passo importante para estabilizar as finanças do estado, que há anos enfrenta dificuldades para equilibrar receitas e despesas.
Especialistas apontam que a renegociação pode melhorar a capacidade de planejamento financeiro do estado, mas ressaltam que o sucesso da adesão dependerá também de medidas de controle de gastos e aumento da arrecadação.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
O Rio de Janeiro está entre os estados brasileiros com maior pressão fiscal, cenário que tornou a adesão ao programa uma decisão estratégica para tentar reduzir o impacto da dívida sobre o orçamento público.