03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
18/02/2024

Rússia: corpo do opositor Navalni apresenta hematomas e sinais de convulsões, diz jornal

Foto: Reprodução

O corpo do opositor russo Alexei Navalni, que morreu na sexta-feira, 16, tem sinais de hematomas e convulsões, segundo informações do jornal russo Novaya Gazeta Europa, especializado em jornalismo investigativo e criticado pelo regime do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

 

O jornal afirma que conversou com um funcionário de uma ambulância em Salekhard, cidade próxima à prisão em que Navali faleceu no Ártico russo. Segundo o funcionário, o corpo médico afirmou que percebeu a presença de hematomas no corpo de Navalni e o paramédico entrevistado pelo jornal apontou que este tipo de lesão ocorre por conta de convulsões.

 

O periódico também afirma que existem sinais indicando que os médicos da prisão tentaram ressuscitar Navalni, mas que ele provavelmente morreu de parada cardíaca.

 

Veja também

 

Israel convoca o embaixador do Brasil após Lula comparar guerra em Gaza com Holocausto

 

Chacina no Irã: após briga familiar, homem mata 12 parentes a tiros

 

Os aliados políticos de Navalni confirmaram a sua morte no sábado, 17, apontando que sua mãe, Liudmila Navalnaia, recebeu uma notificação oficial de que seu filho havia morrido na sexta-feira, 16. A família do opositor russo esperava que as autoridades liberassem o corpo de Navalni.

 

Kira Yarmish, porta-voz de Navalni, disse em um comunicado no X, antigo Twitter, que os investigadores russos transferiram o corpo de Navalni de uma colônia penal no Ártico para a cidade de Salekhard, onde estava sendo examinado. "Exigimos que o corpo de Alexeii Navalni seja entregue imediatamente à sua família", disse Yarmish em seu comunicado.

 

A mãe de Navalni e seu advogado chegaram no sábado, 17, à colônia penal na cidade de Kharp, segundo Yarmish em um comunicado em vídeo. Ela e outros tiveram que esperar duas horas antes que um funcionário da prisão aparecesse para dizer que o corpo do Navalni havia sido transferido para Salekhard.

 

Em Salekhard, um centro regional próximo da colónia penal, a mãe de Navalni e o seu advogado encontraram um necrotério fechado. Quando ligaram, as autoridades disseram que o corpo de Navalni não estava lá, disse Yarmish.

 

Outro advogado foi informado, disse ela, que uma "histologia adicional" foi realizada para determinar a causa da morte de Navalni e que seus resultados devem ficar prontos na próxima semana. "Eles mentem e fazem de tudo para não entregar o corpo", afirmou Yarmish.

 

As autoridades penitenciárias disseram que Navalni ficou inconsciente e morreu após uma caminhada na colônia penal, para onde foi transferido no final de dezembro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

As autoridades prisionais russas disseram que as suas causas estavam "sendo determinadas". Os investigadores locais disseram que lançaram uma "verificação processual" da morte de Navalni.

 

Fonte:Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.