Governo russo indicou que poderá fazer testes nucleares em resposta aos realizados por Washington
A Rússia solicitou nesta sexta-feira (7) aos Estados Unidos um esclarecimento sobre o que chamou de “sinais contraditórios” acerca da retomada de testes nucleares, anunciada pelo presidente americano, Donald Trump, na semana passada.
Moscou argumenta que tal medida por parte dos EUA provocaria “respostas” da Rússia e de outros países.
Trump havia ordenado que os militares dos EUA reiniciassem imediatamente o processo de testes de armas nucleares, mas sem deixar claro se isso se referia a testes de voo de mísseis com capacidade nuclear ou à retomada de testes envolvendo explosões nucleares, algo que nem os EUA nem a Rússia fazem há mais de três décadas.
Veja Também
.jpeg)
Rússia diz que está pronta para responder a pedido de ajuda da Venezuela
Novo porta-aviões da China entra em ação em meio à competição naval com EUA
“Se for o último caso, isso criará uma dinâmica negativa e provocará medidas de outros Estados, incluindo a Rússia, em resposta”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, à imprensa.
“Por enquanto, observamos que os sinais provenientes de Washington, que estão causando preocupação justificada em todos os cantos do mundo, continuam contraditórios e, é claro, a situação real precisa ser esclarecida", completou.
Citando a falta de clareza sobre os planos dos EUA, o presidente russo, Vladimir Putin, instruiu na quarta-feira funcionários do alto escalão a prepararem propostas para que a Rússia realize seu próprio teste nuclear potencial em resposta a qualquer teste americano.
Analistas de segurança afirmam que a retomada de testes por qualquer uma das potências nucleares do mundo seria uma medida desestabilizadora em um momento de alta tensão geopolítica, especialmente em relação à guerra na Ucrânia, e provavelmente levaria outros países a seguirem o mesmo caminho.
Rússia e EUA possuem os maiores arsenais nucleares do mundo. O último tratado remanescente entre eles, que limita o número de ogivas nucleares estratégicas de ambos os lados, deve expirar em três meses, potencialmente alimentando uma corrida armamentista que já está em andamento.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Putin propôs que ambos os lados continuem a observar os limites do tratado por mais um ano, mas Trump ainda não respondeu formalmente à proposta.
Fonte: G1