19 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
28/01/2023

Sabalenka em um ano: de 'rainha da dupla falta' a campeã do Australian Open

Foto: Reprodução

Recém-coroada campeã do Australian Open 2023, a belarussa Aryna Sabalenka fechou a última temporada com um título bem menos honroso: ela foi a tenista que mais cometeu duplas faltas em 2022, com incríveis 428 no total. Foram simplesmente 139 erros a mais do que a segunda colocada nesse ranking nada lisonjeiro, a russa Ekaterina Alexandrova, que somou 289.

 

Auto-intitulada "rainha das duplas faltas", a tenista contratou um especialista em biomecânica, colocou seu segundo saque no lugar, sua carreira de volta nos trilhos e chegou ao primeiro título de Grand Slam neste sábado em Melbourne.

 

- Passamos por momentos muito complicados no ano passado e eu trabalhei muito duro para superá-los. Continuei acreditando e trabalhei muito no meu saque, na minha biomecânica, e isso me ajudou muito. Eu pensei que o problema era minha mentalidade, mas não era só isso - revelou a tenista na última semana em Melbourne.

 

Veja também

 

Técnico do Al-Nassr culpa Cristiano Ronaldo por derrota na Arábia Saudita

 

Em momentos distintos, Palmeiras e Flamengo testam reconfigurações de seus ataques na Supercopa

 

Os momentos difíceis estavam diretamente ligados ao impacto dos erros no estado mental de Sabalenka durante as partidas. Conhecida por ter dificuldade de controlar suas emoções em quadra, a tenista começou a temporada passada sendo eliminada na estreia do WTA 500 de Adelaide após cometer 18 duplas faltas. Na semana seguinte, nova derrota na primeira partida, após 21 duplas faltas. No Aberto da Austrália de 2022, a tenista acusou o golpe e comemorou ter cometido apenas 10 duplas faltas durante vitória sobre Marketa Vondrousova pela terceira rodada. A eliminação, no entanto, viria no jogo seguinte, pelas oitavas de final.

 

Com as derrotas - e as duplas faltas - se acumulando, a tenista percebeu que precisava de ajuda externa. Procurou um especialista em biomecânica para polir seu segundo saque e, junto com o trabalho técnico, veio uma mudança de mentalidade que levou a uma reta final de temporada animadora. Cometendo cada vez menos erros de saque, ela chegou à semifinal do US Open e à final do WTA Finals, apontando para um 2023 promissor.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A temporada começou em grande estilo, com a conquista do WTA 500 de Adelaide e a classificação à final do Australian Open sem ceder um set sequer. Numa grande ironia do destino, Sabalenka abriu a decisão deste sábado cometendo uma dupla falta, mas não pareceu sentir o golpe. Nem a derrota no primeiro set, nem as 10 chances de quebra perdidas ao longo da partida ou a ameaça de um break point no último game do jogo foram suficientes para de desestabilizar a beralussa. Sabalenka manteve suas emoções sob controle para conseguir a virada em uma final emocionante e garantir o título mais importante de sua carreira até o momento.

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.