04 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
30/04/2022

Saiba o que é a afantasia, condição de pessoas sem imaginação visual

Foto: Reprodução

Durante uma sessão de meditação guiada, é comum que o instrutor peça que o praticante se imagine em uma praia ou em um lugar muito calmo. Apesar de parecer algo comum, algumas pessoas fecham os olhos e não conseguem enxergar nada. Só o escuro.

 

Estima-se que cerca de 2,5% da população mundial sofra com o que foi chamado de afantasia — a condição é tão pouco estudada que só ganhou nome em 2015. Antes disso, era conhecida apenas como “imaginação cega”. Acredita-se que a afantasia seja hereditária ou causada por eventos traumáticos, e é muito difícil fazer o diagnóstico, uma vez que não há como verificar a imaginação com instrumentos e exames.

 

Indivíduos com afantasia não conseguem imaginar personagens e histórias ao ler um livro, por exemplo. Engenheiros com a condição não enxergam na mente um projeto antes de colocá-lo no papel. Por mais que conheçam seus filhos, ou cônjuges, essas pessoas não conseguem imaginar suas faces quando estão distantes.

 

Veja também

 

Por que os opostos se atraem cada vez menos no amor e no sexo

 

Relacionamento aberto: 4 coisas que todo mundo precisa saber

 

Algumas pessoas com afantasia têm dificuldade para lembrar sons, cheiros, toque e algumas delas são incapazes de reconhecer rostos. A afantasia impede apenas visualizações voluntárias, ou seja, essas pessoas sonham.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Não se sabe exatamente o que causa a condição, mas os pesquisadores acreditam que ela seja decorrente de alguma falha na área do cérebro responsável por criar imagens. A pessoa com afantasia não sofre com nenhum risco à saúde e nem à segurança. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.