17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
20/07/2022

Saiba porque você deve usar protetor solar dentro de casa

Foto: Reprodução

Além do sol, as luzes artificiais, como as do celular, também pedem o uso do protetor solar para proteger a pele contra seus danos

Um dos principais ensinamentos dos dermatologistas é sobre o uso diário e obrigatório do protetor solar. Afinal, a exposição aos raios solares sem proteção pode causar o câncer de pele. Mas e dentro de casa, também é preciso aplicar o foto protetor no rosto? A resposta é sim, por incrível que pareça!

 

Ainda que o ambiente seja fechado, o dia esteja nublado ou você nem passe perto das janelas, é preciso aplicar e reaplicar o produto, viu? Sobretudo porque, além do sol, existe outra luz prejudicial à pele: a artificial! Presente em aparelhos como celulares e tablets, as luzes artificiais também requerem proteção e cuidado.

 

Para entender mais sobre o assunto e tirar as principais dúvidas, ouvimos a dermatologista dos famosos Juliana Neiva. Confira!

 

Veja também 

 

Seu cérebro pode estar cansado; entenda como se recuperar de verdade

 

Como acabar com o estresse: atividades físicas podem melhorar a saúde mental

Alto Astral: O que as luzes artificiais de telas, como celular, computador e televisão, podem causar na pele?


Juliana Neiva: Temos na luz artificial dois comprimentos de onda que afetam a pele. A luz visível tem o ápice, que é a luz azul, e também o infravermelho, dois raios que penetram profundamente na pele, chegando até a camada de gordura. Esses raios danificam os tecidos de diversas formas e não só estimulam o pigmento, mas também aceleram o processo de envelhecimento. Por isso, a fotoproteção digital é muito importante para a pele no dia a dia.

 

AA: É preciso usar o protetor solar mesmo sem sair de casa?


JN: Sim, é preciso usar o protetor mesmo dentro de casa. A luminosidade externa, vinda do sol, está relacionada com os raios ultravioleta. Já dentro de casa, há a luz artificial, que, como falamos anteriormente, possui dois comprimentos de onda que também afetam a pele. O protetor solar, durante o dia, deve proteger da luminosidade externa, então, precisa ter proteção contra raios ultravioleta UVA e UVB, e, para a luz artificial vinda das telas, é interessante que os filtros tenham um ativo que se chama óxido de ferro – normalmente, filtros com cor de base possuem concentrações interessantes desse ativo.

 

AA: Por não estar em contato com a luz solar, o FPS pode ser menor?


JN: Sim, se não tiver contato com a luz solar, o FPS não é relevante. O importante é que o filtro proteja contra os raios infravermelhos e contra a luz azul.

 

AA: Como funciona a reaplicação do protetor solar em ambientes fechados?


JN: Para reaplicação de filtro solar em ambientes fechados, eu sugiro que seja feita sempre de uma forma muito prática. O que funciona bastante é usar o filtro em forma de pó compacto, que não precisa lavar o rosto, pode ser reaplicado por cima da maquiagem e ajuda na cobertura. Os bastões também são práticos e possuem opções sem cor.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

AA: Em ambientes externos, qual FPS deve ser usado?


JN: Sugiro o FPS 50, pensando que vivemos em um país tropical com alta incidência de luz solar.  

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.