30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
12/12/2023

Saiba qual a quantidade de proteína que deve ser consumida todo dia

Foto: Reprodução

A proteína é um dos nutrientes mais importantes do nosso corpo. Saiba quanto consumir por dia para manter o corpo ativo

A proteína está entre os macronutrientes mais importantes do nosso corpo, principalmente, entre pessoas ativas. Se pensarmos no organismo humano como um canteiro de obras, esse nutriente é a força de trabalho necessária para manter tudo em ordem e em andamento.

 
A ingestão insuficiente de proteína por dia e em geral pode levar a uma série de prejuízos, como perda muscular, cabelos e unhas fracos, problemas imunológicos e até impedir bons resultados na academia.


“O corpo só pode usar 15 a 25 gramas de proteína por vez para construir músculos. O resto é decomposto e usado como combustível ou armazenado como gordura”, explica o nutricionista Alex Caspero ao portal Shape.

 

Veja também 

 

Aliada na concentração, cafeína em excesso pode trazer riscos ao coração

 

Endometriose: exercícios físicos podem ajudar a tratar os sintomas


Logo, acertar a quantidade do macronutriente é importante. Contudo, tal consumo vai depender e variar muito de acordo com cada organismo e cada rotina.


De acordo com a Ingestão Dietética de Referência (DRI), do National Institutes of Health, a quantidade necessária para o funcionamento adequado do corpo é de 0,36 gramas de proteína por dia para cada quilo que pesa. No entanto, essa seria uma medida que apenas evita uma deficiência de proteína, representando a necessidade mínima. Ela não é a ideal, principalmente, para reparação e crescimento muscular, redução do risco de lesões ou sensação de saciedade por mais tempo.

 

Sendo assim, para saber quanto do nutriente você deve consumir por dia, além da ajuda e do acompanhamento de um profissional, você deve responder quem é você. De modo geral, quanto mais você se movimenta, mais proteína você precisa. “Quanto menos desgaste você causar em seu corpo, menos reparos haverá para fazer”, afirmou, também ao portal Shape, a nutricionista Cynthia Sass.


A idade também vai influenciar na conta. Pesquisas sugerem, por exemplo, que, à medida que o indivíduo envelhece, o corpo funciona melhor com maiores quantidades de proteína.

 

Falando numericamente, a nutricionista Cynthia Sass pontua que, se a pessoa tiver como hábito a prática de exercícios de maneira continuada e forte, ela deve consumir entre 0,75 e 1 grama de proteína por quilo de peso corporal saudável.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Por outro lado, se for uma pessoa pouco ativa ou sedentária, essa medida deve ser de cerca de 0,5 gramas de proteína por quilo de peso corporal saudável, observa Molly Kimball, nutricionista da Ochsner Health em Nova Orleans. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.