Sinal de hiperglicemia pode aparecer primeiro nos olhos. Saiba como identificar o problema e evitar complicações oculares da diabetes
Se você tem percebido mais dificuldade de enxergar recentemente, é bom ter atenção não só ao grau dos seus óculos, mas também aos níveis de açúcar no sangue. Um dos principais sintomas da hiperglicemia aparece primeiro nos olhos.
O nível alto de açúcar pode ocasionar outras mudanças na visão e que mudam às vezes de um dia para o outro, especialmente logo após as refeições. Além da visão desfocada, a baixa capacidade de enxergar cores ou a formação de manchas pretas ou ondulações escuras na visão, também conhecidas como moscas volantes, também podem estar relacionadas à hiperglicemia.
É preciso estar atento à visão porque os estágios iniciais do diabetes raramente causam sintomas e eles podem aparecer de forma sutil, incluindo um aumento da fome, da frequência urinária e a impressão constante de um borrão, especialmente nas laterais do olho.
Veja também
SES-AM realiza cerca de 890 atendimentos na Zona Oeste de Manaus, durante ação do Governo Presente
Os níveis elevados de glicose podem alterar a espessura dos líquidos dos olhos, facilitando a formação de inflamações da retina, que é a “parede interna” do órgão. Nela também há pequenos vasos sanguíneos que, se permanecerem com níveis elevados de açúcar por muito tempo, podem inflamar e até estourar. Ambos cenários causam dificuldade de focar a visão que desaparece caso os níveis de açúcar voltem ao normal.
Sem tratamento adequado, quem tem retinopatia diabética pode, inclusive, sofrer uma perda súbita total da visão ou mesmo uma cegueira irreversível. Por isso, os sintomas de desconforto visual em qualquer nível não devem ser negligenciados.Além da diabetes tipo 2, que é adquirida pelos hábitos de vida, a diabetes gestacional também pode causar sintomas de visão embaçada.
Foto: Reprodução
“Nos casos de pacientes que reclamam da dificuldade de focar a visão, sempre é recomendado fazer um exame de mapeamento de retina, no qual podemos identificar a diabetes do fundo do olho pelo padrão das lesões e tratar com mais facilidade o problema, evitando danos permanentes”, explica o oftalmologista Aluizio Rocha, da rede AmorSaúde.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A prevenção da retinopatia diabética envolve manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos. Além disso, é fundamental que quem já tem diabetes monitore os níveis de açúcar no sangue e mantenha a pressão arterial controlada.
Fonte: Saúde em Dia