19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
27/07/2021

Série C encerra turno com briga intensa pela classificação, e Oeste e Santa Cruz em situação crítica

Foto: Divulgação

Cobra Coral e Onça Rubro-Negra, com 3 pontos conquistados em 27 disputados, são os times de piores campanhas até o momento na Terceirona; Botafogo-PB e Ypiranga-RS lideram suas chaves

O último fim de semana marcou o encerramento da primeira metade da fase de grupos da Série C do Campeonato Brasileiro de 2021.

 

Com 90 partidas realizadas até o momento, os 20 clubes participantes marcaram, juntos, 177 gols, o que representa uma média de 1,97 gols por partida.

 

Como não poderia deixar de ser, o equilíbrio por uma vaga na próxima fase da competição impera, principalmente no historicamente acirrado Grupo A.

 

Veja também 

 

Fisiculturista Aline Pereira morre após complicações da Covid-19 em Manaus

 

Manaus demite Marcelo Martelotte após empate contra o Paysandu

Em contrapartida, a luta contra o rebaixamento à Série D também começa a se acirrar e tradicionais equipes do futebol brasileiro, como Santa Cruz e Oeste, passam a se preocupar cada vez mais com a possibilidade de queda à última divisão do futebol nacional.

 

 

Uns no céu...


Ao fim das nove primeiras rodadas da Série C, que representam o primeiro turno da primeira fase, o Botafogo-PB é o atual líder do Grupo A, com 15 pontos conquistados, mesma pontuação do vice-líder Ferroviário. A diferença para o Altos-PI, sexto colocado, no entanto, é de apenas três pontos.

 

Já no Grupo B, a luta por uma das quatro vagas no G-4 se mostra tão acirrada quanto, com o Ypiranga-RS na liderança, com 19 pontos, à frente do Novorizontino apenas pelo critério de desempate.

 

Abaixo dos líderes, Criciúma, Ituano e Botafogo-SP lutam ponto a ponto pelas duas vagas restantes na zona de classificação. Na soma das duas chaves, 13 clubes estão, atualmente, lutando por oito vagas na próxima fase.

 

Após se livrar do rebaixamento na última rodada em 2020, Botafogo-PB terminou o primeiro turno da Série C na liderança do Grupo A — Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB

 

Vale o destaque para uma curiosidade: todos os cinco primeiros colocados do Grupo B possuem pontuação maior que a dos líderes do Grupo A.

 

Apesar de no futebol as definições ocorrerem dentro de campo e os números não bastarem por si só para pautar os rumos das competições, esses dados podem servir para torcedores e matemáticos embasarem seus palpites sobre quais times, ao fim da temporada, conseguirão as quatro sonhadas vagas na Série B do Campeonato Brasileiro de 2022.

 

Ypiranga lidera o Grupo B e tem a melhor campanha geral e o melhor ataque da Série C — Foto: YFC / @Giramundos.br

 

...outros no inferno


Equilíbrio também é o mote na disputa contra o rebaixamento. No Grupo A, ao fim do primeiro turno, o Jacuipense e o tradicional Santa Cruz estão na zona da degola.

 

A situação do time pernambucano, no entanto, é delicada. Com apenas três pontos conquistados em 27 disputados (o que representa um aproveitamento de apenas 11,1%), o Tricolor do Arruda já começa a olhar com preocupação para a tabela do returno, já que se encontra atualmente a sete pontos do Floresta, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, com 10 pontos.

 

Com apenas 3 pontos e 11% de aproveitamento, Santa Cruz travará luta ferrenha contra o rebaixamento no segundo turno da Série C — Foto: Josemar Gonçalves/AGIF

 

Enquanto isso, no Grupo B, São José-RS, com oito pontos, e Oeste, com três, são os integrantes do Z-2. A equipe paulista, que chegou à Terceirona após ser rebaixada como lanterna da Série B em 2020, amarga mais uma campanha abaixo da crítica e figura como a última colocada do seu grupo.

 

Também apenas com três pontos na tabela, possui cinco a menos que o Paraná Clube, primeiro time fora da degola nesta virada de turno, com oito.

 

O primeiro turno da Série C em números


Partidas realizadas: 90


Gols marcados: 177 (média de 1.97 por partida)


Vitórias dos mandantes: 44 (49%)


Vitórias dos visitantes: 18 (20%)


Empates: 28 (31%)


Melhor ataque: Ypiranga-RS (18 gols marcados)


Pior ataque: Santa Cruz (3 gols marcados)


Melhor defesa: Botafogo-PB, Novorizontino e Figueirense (5 gols sofridos)


Pior defesa: Manaus (17 gols sofridos)


Maior goleada: Volta Redonda 5 x 0 Manaus (2ª rodada, Grupo A)

 

Após ser rebaixado na Série B para a C no ano passado, Oeste vive situação complicada no Grupo B, com risco de queda para a Série D — Foto: Alex Caús / Oeste FC

Fotos: Divulgação 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.


Artilheiro: Quirino - Ypiranga-RS (6 gols)
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.