27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
25/02/2024

Saúde: Caminhada e orientações marcam ação de conscientização sobre doenças raras no Amazonas

Foto: Amanda Amorim / FHAJ

Fundação Hospital Adriano Jorge oferece atendimento especializado para pessoas com doenças raras no Amazonas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), promoveu a 2ª caminhada de conscientização para o Dia Mundial de Doenças Raras, neste domingo (25/02). A data é celebrada em 29 de fevereiro em todo o mundo, representando uma luta por maior visibilidade e assistência a pessoas nessas condições.

 

O diretor da FHAJ, Ayllon Menezes de Oliveira, enfatizou a importância do núcleo da unidade que oferece tratamento e medicação de alto custo aos pacientes do estado.

 

"A Fundação Adriano Jorge é o único hospital referência no Amazonas para o tratamento e qualidade de vida das pessoas que necessitam desse suporte. Em nosso núcleo de Mucopolissacaridoses, 25 pacientes recebem acompanhamento completo de nossas equipes técnicas.

 

Veja também

 

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

 

Dengue: dos 9 estados com maior incidência da doença, 6 usaram menos de 70% dos recursos para prevenção

 

Além disso, fornecemos apoio a mais de 60 pacientes com outras doenças raras. O Governo do Amazonas não poupa esforços para garantir acesso gratuito a medicações de alto custo, vitais para o tratamento dessas doenças", destacou.

 

O encontro, que reuniu pais e amigos de pessoas com doenças raras, teve como objetivo sensibilizar e chamar a atenção das autoridades para a implementação de novas medidas de inclusão na sociedade.

 

Franciele Mota, nascida em Carauari, buscou atendimento para seus dois filhos que sofrem de doenças raras. Segundo ela, com o auxílio da unidade, está sendo mais fácil adaptar-se a uma rotina de exames e medicações.

 

MUCOPOLISSACARIDOSES

 

Foto:Amanda Amorim / FHAJ

 

Mucopolissacaridoses (MPS) são doenças genéticas raras que afetam a produção de enzimas. Essas substâncias são proteínas essenciais para vários processos químicos no organismo humano, e a sua deficiência pode causar diversos distúrbios.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Existem seis tipos de mucopolissacaridoses, cada uma requerendo um tratamento específico. O custo de cada ampola de enzima pode chegar a R$ 9,8 mil, e o paciente recebe todo o acompanhamento gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento realizado na Fundação Adriano Jorge (FHAJ). 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.