27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
24/02/2024

Saúde do Amazonas realiza intensificação de cirurgias neste fim de semana, em Manaus

Foto: Divulgação

A primeira meta é realizar 1.800 procedimentos oftalmológicos de cirurgias de catarata

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), iniciou, na sexta-feira (23/02), intensificações de cirurgias que englobam as especialidades de oftalmologia, proctologia, ginecologia e mastologia. Até domingo (25/02), serão realizadas cirurgias oftalmológicas de catarata. A meta é realizar 1.800 procedimentos desta especialidade em pacientes que aguardam no cadastro no Sistema Nacional de Regulação (SisReg).

 

Para o diretor operacional Norte, Oeste e Centro-Oeste do Instituto de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), José Luiz Gasparini, poder corroborar com a Saúde do Estado com intensificações deste tipo, é gratificante.

 

“É o primeiro mutirão de cirurgias deste ano, temos essa meta a cumprir, e toda a equipe está empenhada a entregar atendimentos e procedimentos de qualidade aos nossos pacientes. Entendemos que estamos lidando com transformações de vidas e essa parceria com a Secretaria de Saúde e Governo do estado torna isso possível”, pontua Gasparini.

 

Veja também 

 

Pesquisa mostra que aedes aegypti pode nascer já infectado por vírus como o da zika ou da chikungunya

 

Pioneirismo: Técnicos da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar realizam visita técnica no Amazonas

A paciente Maria de Fátima Gomes Paz, de 70 anos, realizou a mesma cirurgia há três meses na unidade. Desta vez, ela irá realizar o procedimento cirúrgico no outro olho.

 

Paciente Maria de Fa?tima Gomes Paz

 

“Estou muito feliz, já não enxergava quase nada. Chorei da primeira vez que cheguei em casa no mesmo dia, tirei o tampão do olho e consegui enxergar. Não vejo a hora de acontecer isso de novo. Vou voltar a enxergar dos dois olhos, poder ver o rosto dos meus filhos e netos porque só via tudo embaçado. É um sonho que orei muito para acontecer e está se tornando realidade”, disse.

 

Os procedimentos de cataratas contam com a tecnologia de facoemulsificação com implantes de lentes. Os atendimentos acontecerão até domingo (25/02). Outras intensificações de procedimentos cirúrgicos estão agendadas para acontecer na unidade até o mês de abril nas especialidades de proctologia, ginecologia e mastologia.

 

CIRURGIA DE CATARATA COM TECNOLOGIA DE FACOEMULSIFICAÇÃO

 

Considerado o melhor e mais seguro procedimento médico para o tratamento de catarata, a facoemulsificação é reconhecida por ser a mais precisa e menos invasiva técnica para o tratamento cirúrgico e cura da catarata.

 

 Fotos: Divulgação

 

Nesta técnica, o cristalino (lente natural do olho) acometido pela catarata é removido através do auxílio de um aparelho de ultrassom, que desmancha o seu conteúdo e ao mesmo tempo aspira. Logo após é implantada a lente intraocular no local adequado para que seja feita a substituição do cristalino que acabou de ser removido.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O procedimento é realizado com uma caneta do aparelho facoemulsificador e microinstrumentos, que manipulam a catarata dentro do olho através de cortes milimétricos, possibilitando realizar uma cirurgia sem necessidade de pontos na maioria dos casos. É uma técnica que em muitos casos não requer pontos de sutura para fechamento. A recuperação é rápida, paciente volta para casa pouco depois do procedimento. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.