Medida já havia sido anunciada pela pasta, mas foi oficializada em publicação no Diário Oficial nesta segunda-feira
O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (6) portaria que cria a Sala de Situação Nacional para monitorar os casos de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. A medida já havia sido anunciada pela pasta na semana passada, mas foi oficializada em publicação no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (6).
Até a tarde de domingo, o Ministério acompanhava 225 casos notificados de possíveis intoxicações pelo produto químico. Desses, 16 foram confirmados e 209 estavam em análise. A maior parte se encontra em São Paulo (14 confirmados e 178 em investigação), mas outros 11 estados e o Distrito Federal já têm notificações (veja lista abaixo).
De acordo com a portaria assinada pelo ministro Alexandre Padilha, a estrutura será responsável por:
Veja também
.jpeg)
Inca estima 73,6 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2025
Vigilância Sanitária apreende 508 litros de bebida no Distrito Federal
Monitorar e analisar casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol, com base em dados do Centro Nacional de Informações
Estratégicas em Vigilância em Saúde;
Apoiar tecnicamente gestores do SUS na investigação de surtos, medidas de controle e manejo clínico dos pacientes;
Articular a Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica, os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) e demais estruturas envolvidas na resposta;
Consolidar informações epidemiológicas e laboratoriais para orientar decisões estratégicas e ações de comunicação de risco à população;
Elaborar protocolos e planos de contingência para prevenção e resposta rápida a novos casos;
Promover capacitação de profissionais de saúde sobre diagnóstico e tratamento das intoxicações por metanol.
A coordenação da Sala ficará a cargo da SVSA (Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente). O grupo contará com representantes de diversos órgãos e entidades, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), a Ebserh, além dos ministérios da Agricultura e Pecuária e da Justiça e Segurança Pública.
A portaria determina que a sala de situação permaneça ativa enquanto houver risco sanitário e necessidade de monitoramento nacional, podendo ser desativada por decisão do ministro após avaliação técnica.
Veja lista de casos confirmados e suspeitos:
Distrito Federal - 1 (suspeito)
Goiás - 2 (suspeitos)
Mato Grosso do Sul - 5 (suspeitos)
Mato Grosso - 1 (suspeito)
Pernambuco - 10 (suspeito)
Paraná - 2 (suspeitos) e 2 (confirmados)
Rondônia - 1 (suspeito)
São Paulo - 178 (suspeitos) e 14 (confirmados)
Piauí - 2 (suspeitos)
Rio Grande do Sul - 2 (suspeitos)
Rio de Janeiro - 1 (suspeito)
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Paraíba - 1 (suspeito)
Ceará - 3 (suspeitos)
Fonte: R7