07 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política - Eleições 2022
01/08/2022

Se eleito, Ciro Gomes planeja criar carreira de Estado para médicos

Foto: Reprodução

Para o pré-candidato à Presidência da República, profissionais da saúde deveriam ter caminho público parecido com o de promotores e juízes

O pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) planeja, se eleito, criar uma carreira de estado para os profissionais da saúde, assim como ocorre com juízes e promotores. Essa foi uma das propostas para a área apresentada ao projeto Desatando nós, realizado pelo Metrópoles.

 

“Eles (médicos) começam no interior, fazem o concurso e vão evoluindo para os grandes centros”, explica Ciro. Para o pré-candidato, outro gargalo na área são os altos gastos com importação de tecnologias desenvolvidas no exterior.

 

“O Brasil precisa entender que, enquanto mantivermos essa política de importação de quase 90% dos nossos insumos, nós não conseguiremos avançar”, ressalta. “Precisamos estimular a instituição de novos polos, que sejam centros de pesquisas clínicas no Brasil”, conclui.

 

Veja também

 

Datafolha: 79% afirmam confiar muito ou um pouco na urna eletrônica; 20% dizem não confiar

 

Luciano Bivar, do União Brasil, desiste de candidatura à Presidência

 

Desatando nós

 

Após ouvir especialistas da área da saúde que ajudaram a detectar os principais gargalos da área no país, o Metrópoles, com o apoio da Pfizer, convidou os cinco pré-candidatos que aparecem nas primeiras colocações da pesquisa Datafolha (maio/2022) para responder a oito questionamentos.

 

Entre os temas abordados, estão: Covid-19, ampliação da cobertura vacinal, retomada de diagnósticos de enfermidades, como o câncer, tratamento de doenças raras, acesso ao SUS, limitações no orçamento, aumento da participação de sociedades médicas e de pacientes em tomadas de decisões, além de outros assuntos prioritários.

 

O atual ministro da saúde de Jair Bolsonaro (PL), Marcelo Queiroga, falou sobre os problemas mapeados no setor para os próximos anos.

 

O pré-candidato Lula (PT) foi representado pelo ex-ministro da pasta Alexandre Padilha (2011 e 2014). Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) – convidada após a recusa do deputado federal André Janones (Avante) – trouxeram propostas que visam corrigir problemas históricos da área.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Os participantes tiveram dois minutos para responder a cada pergunta, em vídeo. Nenhuma resposta passou por edição.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.