21 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
02/04/2024

Secretaria de Educação promove ações nas escolas no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Dos dias 2 a 5 abril ações de palestras, rodas de conversas e atividades serão promovidas em unidades de ensino

 Na passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado neste 2 de abril, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com as diversas instituições de ensino público do Amazonas, promove o Abril Azul, por meio de diversas ações, que se estendem até sexta-feira (05/04).

 

A gerente de Atendimento Educacional Especial (GAEE), Hellen Prata, reforçou a importância da data para o incentivo ao respeito, inclusão e a disseminação de informações sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA). Segundo ela, nas escolas, essa ação de incentivo será realizada por meio de palestras e rodas de conversa com pais e a comunidade como um todo.

 

Pela manhã, houve a palestra para a Paz, na Escola Estadual Dra. Zilda Arns Neumann, localizada no bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus. A ação contou também com atividades lúdicas para os estudantes.

 

Veja também

 

Quer estudar nos EUA? Feira em Copacabana reúne informações sobre intercâmbio e bolsas para cursos

 

Prefeitura de Manaus prorroga inscrições para o Bolsa Idiomas até esta terça-feira

 

Secretaria de Educação promove ações nas escolas no Dia Mundial de  Conscientização sobre o Autismo - Rádio e TV Encontro das Águas

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado

de Educação e Desporto Escolar

 

E.E. BOM PASTOR

 

Já pelo período da tarde, na Escola Estadual Bom Pastor, localizada no bairro Crespo, zona sul de Manaus, houve uma roda de conversa com a advogada Ana Paula Patrício a respeito dos direitos garantidos pela constituição a crianças que possuem TEA e familiares.

 

O diretor interino da E.E. Bom Pastor, Renato Reis, explicou que a escola tem esse trabalho de inclusão bem desenvolvido com os profissionais da escola e em datas como o dia de Conscientização do Autismo sempre desenvolvem ações na unidade de ensino.

 

“A escola tem esse trabalho voltado para a inclusão e, hoje, nós queremos direcionar, além das crianças, também às famílias nesse acolhimento e trazer a ideia de que escola faz parte desse processo de aprendizagem junto com eles”, explicou o diretor.

 

Mãe da aluna Safira, do 4º ano do Ensino Fundamental, Meurizete Saraiva, falou que consegue perceber a diferença de como a filha, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), entrou na escola, há quatro anos, e como está hoje. Segundo ela, o trabalho realizado pela unidade de ensino e a dedicação dos funcionários foi primordial para o crescimento de Safira.

 

“Essa data é importante porque tem pessoas que não entendem e não sabem o que é o autismo. Por meio desses programas que acontecem em sala de aula, as pessoas podem entender que são crianças como as outras, que têm apenas atitudes e pensamentos diferentes”, explicou a mãe.

 

OUTRAS PROGRAMAÇÕES

 

A programação encerra do dia 5 de abril, com o “1° Encontro Autismo e Educação: Múltiplos Olhares a Luz da Inclusão”, realizado pela Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, localizada no Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A ação iniciará às 8h e se estenderá até o período da tarde, com palestras de diversos especialistas a respeito do TEA e apresentações.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.