26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
03/08/2021

Secretarias estaduais de Segurança, Administração, Educação e Desporto e a PGE têm novos titulares

Foto: Divulgação

Mudanças foram anunciadas pelo governador Wilson Lima durante reunião com secretariado

As Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), de Educação e Desporto, de Administração e Gestão (Sead) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) passam a ter novos titulares a partir desta terça-feira (03/08). As mudanças foram anunciadas pelo governador Wilson Lima hoje durante reunião com secretariado na sede do Governo, na zona oeste de Manaus.

 

Na reunião, o governador agradeceu o empenho de cada gestor no comando de suas pastas e afirmou que os trabalhos continuam e que o principal objetivo continua sendo o de melhorar a qualidade de vida do povo amazonense.

 

“Nós temos gente qualificada. Todos nós aqui estamos no Governo por um objetivo, que é dar uma contribuição para a sociedade amazonense. Todo mundo que está aqui tem esse comprometimento. Eu vejo nos olhos de vocês, quando converso com vocês, eu sei a origem de cada um de vocês e sei que vocês estão aqui porque confiam na minha boa intenção e sou muito grato por vocês estarem comigo, por enfrentarem esse desafio”, frisou o governador Wilson Lima.

 

Veja também

 

Governador Wilson Lima anuncia recuperação de 23 quilômetros de ruas do município de Humaitá

 

Roberto Cidade quer estabelecer assinatura digital para projetos de iniciativa popular
 

Segurança e Educação - As mudanças seguem critérios técnicos e devem manter a trajetória de avanço na implantação das políticas públicas do Governo do Estado. Assume o comando da SSP-AM, o general de divisão do Exército Brasileiro, Carlos Alberto Mansur, substituindo o coronel Louismar Bonates, que deixa o cargo por motivos de saúde.

 

“Governador, quero agradecer a confiança que o senhor teve em me colocar em um cargo tão difícil, mas tão honroso, que é comandar a segurança pública do nosso estado”, disse Bonates ao destacar alguns dos avanços da segurança pública, como a melhoria em infraestrutura e equipamentos para as forças de segurança.

 

Saiba quem são os novos títulares das Secretarias estaduais: de Segurança,  Administração, Educação e Desporto e a PGE | Portal No Amazonas é Assim

 

Ele adiantou que este mês serão entregues lanchas para o transporte de tropas para o interior. “Agora os municípios polo vão poder deslocar para comunidades mais distantes e longínquas, levar policiamento para aqueles locais”, afirmou Bonates ao também ressaltar os resultados da Base Arpão e do Rocam Motos, que reforçam policiamento na capital e interior.

 

O general Mansur, que agora assume a SSP-AM, reforçou a importância da gestão de Bonates para o estado e se comprometeu em garantir a excelência dos resultados.

 

“Para mim também vai ser uma honra compartilhar e trabalhar com esse seleto grupo que o senhor (governador) tem aqui, de secretários, de dirigentes das entidades da administração indireta. Então vai ser uma honra muito grande poder compartilhar e agregar trabalho junto com todos os senhores, todas as senhoras”, afirmou Mansur.

 

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto passa a ter o comando de Maria Josepha Penella Pêgas Chaves, conhecida como Kuka Chaves, que até então coordenava a Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam). Ela substitui Luís Fabian Barbosa, que assumirá o cargo de secretário de Governo.

 

Kuka Chaves afirmou que dará continuidade aos avanços na educação de forma integrada. “Eu só quero que o senhor (governador) tenha em mim a certeza de que eu darei o meu melhor juntamente com toda a garra, espírito de luta e de conquista, que consigamos sim efetivar todos os planos já traçados pelo senhor, pelo secretário Fabian e toda a equipe da educação”, disse a gestora.

 

“Fazer educação é algo que não traz resultados imediatos, um investimento no futuro. Nenhuma administração caminhou tanto no passado recente do nosso estado como essa. Eu posso dizer que deixo a Secretaria de Educação com alegria extrema. Conseguimos caminhar na Seduc algo que não há precedentes”, afirmou Luís Fabian.

 

Administração – Após a saída, a pedido, de Inês Carolina Simonetti Cabral, assume a Sead, de forma interina, Fabrício Rogério Cyrino Barbosa, então secretário executivo de Gestão de Bens Patrimoniais e Gastos Públicos da pasta.

 

Governo do AM muda secretários de Segurança, Administração e Educação -  Portal Edilene Mafra

Fotos: Divulgação 

 

“Nós conseguimos reduzir em R$ 45 milhões os custos com combustíveis, aumentar em 896% a oferta de cursos da escola do servidor público, mesmo na pandemia. Conseguimos fazer o inventário, algo que o Estado não realizava há muito tempo e arrecadando mais de R$ 2 milhões. Conseguimos muitas melhorias com auditorias na folha de pagamento. Tornamos nosso estado digital e isso fica marcado na sua gestão como um grande feito”, disse Inês em breve balanço da sua gestão.

 

Fabrício considera a nova função um desafio e agradeceu ao governador a oportunidade. “Como a secretária disse, a Sead é uma área meio porque não está diretamente ligada ao público. Então o nosso trabalho costuma ser muito solitário, mas de extrema importância, que a gente dá o suporte e faz a máquina andar, para que todos vocês possam trabalhar e entregar cada vez mais serviços ao cidadão”.

 

PGE-AM – Assume o comando da PGE-AM, no lugar de Jorge Pinho, o procurador Giordano Bruno Costa da Cruz. Jorge Pinho, que já chefiou a PGE-AM por três vezes, disse que aceitou o desafio perto de se aposentar e ressaltou que se orgulha em ter contribuído no processo de contratação direta dos 3 mil técnicos de enfermagem que atuam nas unidades da rede de saúde.

 

“Nós passamos, em 2019, uma questão que incomodava muito, que era a situação dos técnicos de enfermagem. O governador, que sabe dizer sim aos bons projetos, aceitou fazer a migração dos técnicos de enfermagem para dentro da folha de pagamentos do Estado. Foi o que eu considero água na fervura em relação às demandas dos técnicos de enfermagem. Foi um grande avanço, o governador acertou em cheio”, disse Jorge Pinho.

 

Ao ser anunciado para o cargo, o procurador Giordano Cruz declarou que todos os problemas das secretarias são resolvidos com a boa política e se colocou à disposição do secretariado para o trabalho em conjunto. “Nós estamos aqui com um desafio enorme. O governador e o secretário querem chegar a um destino e a gente na PGE está à disposição para mostrar os caminhos possíveis e o ônus e o bônus de cada escolha. Contem comigo de manhã, de tarde e de noite”, disse Giordano.

 

Secretário de Governo – Luís Fabian assumirá o cargo de secretário de Governo após remanejamento e mudança de nomenclatura de cargos. Dessa forma, o cargo de secretário-geral da Unidade Gestora da Cidade Universitária passará a denominar-se secretário de Governo e será remanejado para o Gabinete Pessoal do Governador. Wilson Lima anunciou que Luís Fabian coordenará projetos estratégicos da administração estadual.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Sou de uma família de educadores, sou professor e me orgulho muito de ter podido estar à frente da educação, mas esse chamado, essa convocação, essa missão nova que o senhor me dá me enche muito mais de orgulho e saiba que vou me dedicar de corpo e alma a ela”, afirmou Fabian.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.