25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
08/11/2019

Secretário da Pesca diz que pescados do Nordeste 'não apresentam contaminação'

Foto: Reprodução / redes sociais

Secretário da Pesca declarou em transmissão ao vivo, ao lado de Bolsonaro, que o peixe é um animal inteligente e foge quando vê o óleo.

Os pescados do Nordeste - que incluem os peixes e os frutos do mar -, não apresentam níveis de contaminação, segundo afirmou o secretário da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura (MAPA), Jorge Seif .

 

A declaração foi feita nesta quinta-feira (7), na Câmara dos Deputados, durante a participação em uma audiência formada para debater o incidente ambiental que atingiu o litoral nordestino.

 

Os produtos que saem do serviço de inspeção federal são testados e garantidos para consumo, segundo Seif. O secretário afirmou ainda que os protocolos aplicados em testes foram reforçados e que o sistema de inspeção nacional é reconhecido pela seriedade metodológica.

 

Veja também

 

Armado com garrucha e facão, ex-aluno invade escola em MG e deixa dois feridos

 

Bala perdida atravessa janela do prédio da Cedae no Centro e deixa funcionário ferido

 

"Até o momento, os pescados recepcionados, sejam peixes ou frutos do mar, não apresentaram níveis de contaminação", afirmou o secretário, segundo informações apuradas pelo G1.

 

O medo de consumir produtos da região Nordeste após o incidente ambiental é considerado como normal pelo secretário. Mas Seif reforçou que não há contaminação.

 

Durante uma transmissão ao vivo, realizada ao lado do presidente Jair Bolsonaro , o secretário disse que "o peixe é um bicho inteligente: quando ele vê uma manta de óleo, ele foge, tem medo. Então você pode consumir seu peixinho sem problema nenhum, lagosta, camarão, tudo. É perfeitamente seguro", disse. Na contramão, especialistas alertam para o potencial cancerígeno de algumas substâncias presentes no óleo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O governo está elaborando uma medida provisória para liberar recursos emergenciais para as pessoas que foram afetadas pelo derramamento. O secretário afirmou que a medida deve ser finalizada em novembro e vai atender marisqueiros e catadores de caranguejos. 

 

IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.