18 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
30/09/2023

Seios grandes podem causar dor nas costas? Especialistas dão dicas para aliviar os desconfortos

Foto: Reprodução

Má postura, estresse e falta de exercício físico também são fatores que influenciam na questão

Dores na região da coluna cervical que se irradiam para a região dos ombros e para o restante das costas estão entre as queixas de muitas mulheres que têm seios grandes. Mas existe relação entre o volume das mamas e o desconforto na coluna? Especialistas apontam que ainda faltam estudos robustos para determinar se a resposta é sim ou não.

 

Ao mesmo tempo em que não há evidências científicas, os relatos das pacientes mostram que a percepção faz sentido, afirmam a ortopedista Carolini Oliboni, que atua no Hospital Moinhos de Vento, e a fisioterapeuta Laura Ayang Folgiarini.

 

— Apontar as mamas volumosas como causas da dor nas costas talvez ainda seja precoce, visto que a ciência não consegue comprovar. Na prática clínica, entretanto, observa-se uma estreita relação entre a melhora de postura e autoestima em mulheres que conseguem reduzir o tamanho das mamas. O fato de sermos mais ansiosas do que os homens também pode ser um fator que faz com que acumulemos contraturas na cintura escapular, que é uma das maiores causas de dores na coluna — observa Carolini.

 

Veja também

 

Quatro de cada 10 brasileiras não usam contraceptivo, diz levantamento

Cada vez mais as mulheres recorrem ao parto humanizado

 

Os desconfortos também podem ter origem no sedentarismo, no sobrepeso, no estresse e na má postura, conforme explica a fisioterapeuta:

 

— Analisando biomecanicamente, a dor pode ser em função da sobrecarga dos seios, mas há outros fatores a serem considerados e que são bastante validados pela ciência. As sedentárias, estressadas, ansiosas e com sobrepeso são as mais acometidas. E a fibromialgia, condição que acomete mais as mulheres do que os homens, também gera dores músculo-esqueléticas nas costas.

 

As variações do ciclo hormonal também podem contribuir para o desconforto, observa Laura, já que as que ficam com seios sensíveis no período menstrual tendem a adotar uma postura de proteção, mantendo-se em posição fletida, com o peito “fechado”, por mais tempo. O mesmo ocorre com as que amamentam ou que trabalham em frente à tela do computador.

 

— A questão é mais postural do que propriamente sobre os seios. Tem ainda a vergonha, que também é um relato que escuto de pacientes. Principalmente na puberdade, a mulher com seios grandes muitas vezes tenta esconder, ocultar os seios, ficando curvada, o que pode ocasionar dor — explica a fisioterapeuta.

 

O estresse também cobra seu preço nas costas femininas. Isso porque, de acordo com a ortopedista Carolini Oliboni, os corpos das mulheres que querem dar conta de tudo costumam responder. As contraturas cervicais e nas costas são sinais do corpo de que é preciso olhar para si, reeducar sua postura e tomar atitudes que possam diminuir a carga estressora, frisa a profissional.

 

— É o que acontece durante uma prova, por exemplo: estou tensa, nervosa e me contraio. Vejo que as mulheres, até por serem multitarefas e terem que resolver mais coisas, acabam se contraturando mais — afirma.

 

O QUE FAZER PARA ALIVIAR AS DORES NAS COSTAS?

 

Laura Ayant Folgiarini / Arquivo Pessoal

 

Existem várias formas de aliviar as dores na cervical sem precisar recorrer a mudanças drásticas no corpo ou no estilo de vida. Confira algumas dicas das especialistas:

 

POSTURA

 

Mamoplastia: qual é a melhor para você? | Dream Plastic

 

Se você é uma mulher que passa muitas horas em frente à tela do computador ou do celular, vale acionar o despertador ou lembretes para fazer um rodízio de posições ao longo do dia e se alongar. O importante é reparar em si mesma.

 

— Orienta-se que as orelhas estejam sempre mais ou menos alinhada aos ombros, e a tela do computador sempre na altura dos olhos. Também é preciso cuidar para não deixar os cotovelos flexionados demais por conta de uma mesa muito alta. O indicado é mantê-los em um ângulo de 90° — indica a ortopedista Carolini Oliboni.

 

A dica da fisioterapeuta Laura Ayang Folgiarini é variar sutilmente as posturas ao longo do dia, sempre buscando ficar o mais ereta possível.

 

— É interessante que se tente manter a posição ereta, que é a que proporciona menos sobrecarga para o corpo. Mas, de tempos em tempos, é bom variar, se reclinar um pouco para frente, depois jogar a postura para um lado, para o outro — aconselha a fisioterapeuta.

 

SUTIÃ ADEQUADO

 

Cirurgia de redução de mamas: o que é e quando é indicada

Fotos: Reprodução

 

Muitas vezes, as mulheres estão usando um sutiã inapropriado sem se dar conta, aponta Laura. A recomendação é que elas busquem um modelo novo se a faixa do sutiã atual é daquelas que vai subindo durante o uso ou aperta muito nas laterais.

 

Vale lembrar que uma pessoa com tórax mais estreito e outra com tórax mais lago podem ter o mesmo tamanho de “taça” (busto). Por isso é recomendado que a mulher saiba suas medidas para encontrar ou mandar fazer o sutiã adequado.

 

Em termos de suporte, o sutiã ideal é o que confere boa sustentação conforme a percepção de conforto da mulher, envolvendo bem os seios (sem ficar saltando para fora do bojo). A peça deve ter costura confortável e, preferencialmente, ter alças mais largas e acolchoadas, que podem ser tanto no formato convencional como nadador e em "X”.

 

BOLSAS TÉRMICAS

 

Quando a dor é causada por contratura muscular, as bolsas térmicas com água quente ou com sementinhas são aliadas do relaxamento muscular. O recomendado é deixar sobre os ombros e na região do pescoço de 15 a 20 minutos, para relaxar a musculatura.

 

RESPIRAÇÃO

 

Levantar os seios necessita a colocação de prótese?

 

Quando o indivíduo está sob estresse e com dor, ao fazer respirações lentas, prestando atenção no puxar e soltar, fazendo um sopro mais comprido, ele tende a relaxar e a diminuir seu desconforto.

 

TERAPIAS MANUAIS

 

Para aliviar contraturas, é possível se valer do trabalho de profissionais que fazem sessões de liberação miofascial, fisioterapia, quiropraxia, osteopatia etc.

 

É importante inserir exercícios físicos e momentos de prazer na rotina, já que o corpo tem a capacidade de produzir analgésicos internos que ajudam a aliviar dores. É possível ativar esse sistema por meio de atividades que provoquem felicidade.

 

— Indico exercício aeróbico, que ajuda a relaxar a musculatura, produz endorfina, um hormônio do prazer — salienta a ortopedista.

 

Caminhada, dança, musculação e pilates são alguns exemplos de atividades que oferecem boa resposta no combate às dores nas costas — mas é importante usar um top com sustentação na hora de malhar.

 

Uma musculatura forte também precisa ser cultivada, porque é ela quem vai dar resistência ao tronco, sustentando seios volumosos e mantendo posturas corretas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Além disso, busque formas de desestressar, seja com terapia, com a ajuda de aplicativos, com respiração, meditação, atenção plena, etc. Tudo vale para evitar manter a postura enrijecida característica do estresse.

 

Fonte: Gazeta

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.