26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Arte e Fama
15/08/2021

Sem fazer shows na pandemia, Ferrugem se dedicou à rotina doméstica com a mulher e as três filhas: 'Engordei e perdi 10kg'

Foto: DIVULGAÇÃO

Às vezes, ele se apresentava quatro vezes na mesma noite, e, quando voltava para casa, a exaustão era certa.

Vida de artista tem glamour, mas também muita correria. Antes da pandemia da Covid-19, Ferrugem estava acostumado a passar todos os fins de semana longe da família, cantando até de manhã em palcos Brasil afora.

 

Às vezes, ele se apresentava quatro vezes na mesma noite, e, quando voltava para casa, a exaustão era certa. Mas o pagodeiro ainda tinha que sair praticamente todos os dias da semana para gravar músicas e clipes.

 

Há um ano e seis meses, Ferrugem não vive mais nessa maratona. Não porque não quer ou não gosta (“Estou morrendo de saudade”, ele afirma), mas porque não pode. O mundo pediu uma pausa, e o músico acatou. Na manhã da segunda-feira da última semana, o carioca estava jogado na cama com as filhas — Júlia, de 10 anos, Sofia, de 4, e Aurora, de 2 — e a mulher, Thaís Vasconcellos, enquanto dava entrevista por telefone para a Canal Extra. Antes, curtir essa preguicinha gostosa (quem nunca, né?) provavelmente estaria fora de cogitação.

 

Veja também 

 

Whindersson Nunes faz doação de R$ 21 mil ao Vasco: 'Faz passar raiva e pede dinheiro'

 

Whindersson Nunes anuncia fim de noivado com Maria Lina: 'Sempre ligados por um anjo'

 

Ferrugem aprendeu a valorizar mais o tempo durante a pandemia


— Acho que aquela rotina de antigamente não vai acontecer mais. A freada no trabalho serviu para pensar mais nesse equilíbrio. Por mais que a vida de artista seja meio sem horário mesmo, aprendi que dá para se organizar. É possível ter um cronograma e valorizar os momentos em família, porque antes eu não tinha tempo.

 

Eu estou conseguindo balancear melhor. Dá para voltar a trabalhar, mas sem precisar fazer três ou quatro shows na mesma noite — reflete o artista, no auge dos 32 anos.

 

Quando tudo parou em março de 2020, o pagodeiro precisou aprender a desacelerar. Não foi moleza. Nos primeiros meses de isolamento, o cantor ficava ansioso quando chegava o fim de semana — geralmente os dias em que caía na estrada para fazer shows.

 

— Na sexta-feira, já batia aquele frio na barriga (por causa das apresentações). Isso rolou por algumas semanas até eu desacelerar completamente. Vai ser difícil me adaptar ao ritmo dos shows quando tudo voltar ao normal. Me reacostumar a não dormir em casa, fazer show de madrugada... Porque no pagode é assim: as apresentações são sempre bem tarde — explica.

 

Ferrugem não deve ser o único a sofrer com a readaptação. Sua mulher também acredita que ela e as três filhas do casal irão estranhar a ausência do artista quando ele voltar às turnês.

 

— As meninas vão sentir bastante, principalmente na hora de acordar e ir para a escola. Espero que volte aos poucos até para nos reacostumarmos com o Jheison (nome de batismo de Ferrugem, pelo qual a influenciadora digital sempre o chama) na rua de novo — deseja Thaís.

 

Por enquanto, a retomada tem sido mesmo aos pouquinhos. Desde março, o cantor vem apresentando o “TVZ” no Multishow...

 

Ferrugem é apresentador do 'TVZ'

 

— Já tinha participado do programa antes, mas como apresentador esporádico. Nessas ocasiões, estava ali na intenção de brincar e pagar um mico. Quando me liguei que ficaria fixo até setembro, senti um misto de alegria e medo. Na frente das câmeras, sou menos do cantor e acrescento mais do lado apresentador. Diz a equipe que eu já sou profissional (risos) — conta.
Mais recentemente, ele vem se preparando para o projeto audiovisual “Ferrugem em casa”, que será gravado no Mirante Dona Marta, em Santa Teresa, no fim deste mês.

 

— Esse projeto é diferente do que eu fiz em 2019. No primeiro, aproveitei os equipamentos da gravação de um clipe e fiz uma roda de samba aqui em casa mesmo. Desta vez, a produção vai ser mais ensaiada, com cenografia... Vou cantar 12 músicas inéditas e 25 gravações. Será bem servidão — adianta o artista.

 

O título do novo trabalho foi a inspiração para o ensaio que ilustra as páginas desta edição. No último dia 5, Ferrugem abriu as portas de sua residência, no Recreio, Zona Oeste do Rio, para nossa equipe. Ao lado de uma muito solícita Thaís, o artista mostrou um pouquinho da intimidade em família. Geralmente tímidas, Aurora, Sofia e Júlia se soltaram quando o fotógrafo estourou estalinhos na sala de estar. A animação generalizada não foi novidade alguma para o pai do trio.

 

— As brincadeiras com as meninas costumam ser minha responsabilidade. Minha função é colocar a galerinha para tocar o terror até elas gastarem toda a energia e dormirem — afirma o cantor, também muito atento ao desempenho escolar das crianças (as três voltaram a frequentar a escola no início do ano): — Estou acompanhando principalmente a Júlia, que está correndo atrás da aprovação no ano letivo. Sei que as aulas on-line no ano passado foram a única alternativa para o estudo continuar, mas o rendimento dela caiu absurdamente durante esse período. Por isso decidi mandá-la para a escola presencialmente quando deram essa opção. Todos os dias, quando a busco no colégio, que está com pouquíssimas crianças, questiono o que ela aprendeu. Vou fazendo uns testes no carro, perguntando quanto é um número vezes outro, porque a sentia meio dispersa.

 

A primogênita é fruto do casamento do cantor com a advogada Juliana Barbosa, que morreu vítima de procedimentos estéticos malsucedidos, em 2015. Embora tenha ficado órfã de mãe muito cedo, aos 3 anos, Júlia é “bem resolvida” (nas palavras do pai) com a perda e, também, com o fato de ser criada pela madrasta.

 

Aurora, Sofia e Júlia são filhas do cantor Ferrugem

 

— Júlia é filha da Thaís, e Thaís é a mãe da Júlia. Minha filha entende que teve uma outra mãe também e, para ela, está tudo certo. Não é algo que gera questionamento aqui dentro de casa. Nunca gerou. São mãe e filha, sim. Quem vê de fora não entende essa conexão divina entre elas. Foi Deus quem mandou a Thaís para mim, mas, antes de ela ser o meu grande amor, Ele a enviou para ser a mãe que a Júlia deixou de ter. Acho que esse foi o principal propósito da Thaís nas nossas vida. A Júlia precisava de uma (mãe) porque ficou puxado para mim na época. Quando a Thaís surgiu, tudo mudou. Ela preenche esse vazio deixado em todos nós pela Juliana — afirma o músico, ainda muito próximo da família da ex-mulher.


Thaís reforça as palavras do marido ao explicar sua relação com a enteada:

 

— A Júlia me chamou de mãe pela primeira vez quando eu estava com Ferrugem há apenas um mês. Numa noite, em 2016, fiquei em casa cuidando dela enquanto ele estava fazendo um show fora, até que ela me pediu para mandar uma mensagem para o pai e disse: “Tô aqui com a mãe”. Eu gelei na hora, sem saber se falava algo sobre não ser a mãe biológica dela. Foi muito natural. Depois desse dia, Júlia nunca mais me chamou de tia, apenas de mãe. E eu aprendi a ser mãe antes de gerar uma vida. Para mim, a maternidade começou muito antes da Sofia. Quando levei a Júlia para conhecer meus pais pela primeira vez, a apresentei como minha filha. Sempre ouvi gente dizendo que isso é forçado, que eu quero tirar o lugar da mãe biológica dela... Mas não é assim. Todo mês peço para rezarem uma missa pela Juliana, falo com a Júlia para ela pedir para a mamãe dela encontrar a luz. Nós sempre conversamos sobre isso.

 

Já entre a influenciadora digital e o cantor, um assunto recorrente são as particularidades na criação de três meninas, que, inevitavelmente, serão três mulheres em um país ainda muito machista, como pontua Ferrugem:

 

— A gente sabe que a falta de respeito com as mulheres é absurda, então ensinamos as meninas a se posicionarem desde cedo. Nós as orientamos a se defenderem dos amiguinhos, caso eles falem ou façam algo ofensivo. “O amigo falou algo ruim para você? Nunca mais fala com ele. E, se não der certo, diz que vai chamar o papai”. Quando elas veem algo (com conotação machista) e acham engraçado porque são inocentes, mas nós sabemos que não tem graça alguma, explicamos. Isso precisa ser mostrado desde cedo porque tem que pensar lá na frente, quando elas estiverem voando por conta própria.

 

Dentro de casa, Ferrugem dá o exemplo assumindo tarefas domésticas ainda encaradas como “femininas” por alguns maridos e pais mais conservadores.

 

— Confesso que na adolescência fugia da minha mãe para não fazer essas tarefas e que até hoje sou um cara preguiçoso, mas não dá pra relaxar o tempo todo, não. Eu gosto de ser útil, então estou sempre enchendo o saco da Thaís para dividir os cuidados da casa. Isso costuma ser mais no fim de semana, quando não temos nossas colaboradoras por perto — conta o pagodeiro, que revela ter dotes culinários muito elogiados: — Eu gosto de cozinhar e tento de tudo no fogão: arroz, feijão, estrogonofe... Dizem que o meu é muito bom.

 

A realidade, porém, não parece ser bem assim...

 

— Jheison fala que prepara um monte de prato, mas, brinco que ele é chef de miojo gourmet. Lembro que em nossos primeiros encontros ele montava uma mesa com decoração toda romântica para jantarmos e servia miojo. Ele adora fazer uma misturas com feijão, requeijão, leite... — entrega a mulher entre risadas.

 

Apesar da criatividade nas refeições ser um ponto forte do cantor, as invenções com comida precisaram ser contidas em 2019, quando Ferrugem chegou a pesar 130kg. Numa visita ao médico, ele ouviu que precisava mudar os hábitos alimentares ou sofreria com consequências de saúde bem graves.

 

— Na gravidez da Aurora, Thaís engordou 25kg e, por isso, resolveu entrar na academia e procurar um ortomolecular para recuperar a forma que tinha antes. Ela me chamava, me incentivava a ir com ela, mas eu só colocava a coberta na cara. Até que comecei a me sentir mal fisicamente falando. Nosso quarto fica no terceiro andar da casa, e eu percebi que precisava de ajuda porque chegava aqui com o coração na boca. Apesar do medo do que eu podia descobrir, resolvi procurar um profissional e fiz todos os exames possíveis. Quando os resultados chegaram, tinham 99 alterações no meu sangue, minhas articulações estavam em processo inflamatório e meu rim, comprometido. Foi quando o médico me perguntou na época: “Você está com quantos anos?”. Eu disse: “Vou fazer 30”. Então ele respondeu que ou eu começava a me cuidar ou ele me dava só mais um ano de vida. Não estou brincando, não. Fiquei assustadão e comecei imediatamente a fazer uma dieta e treinar igual doido. Corria na esteira de manhã, de tarde e de noite. O resultado foi que perdi 33kg em seis meses — conta ele.

 

Durante a pandemia, o carioca admite ter perdido um pouco do foco com os exercícios e a alimentação balanceada. Ele garante, porém, já estar voltando aos eixos:

 

Pagodeiro posou para ensaio exclusivo da Canal Extra

 

— Engordei e perdi 10kg durante este último ano. Mas também... Fazia churrasco toda hora. Antes do isolamento, estava com 94kg e, de repente, me vi com 104kg. Corri atrás do prejuízo e voltei ao peso de antes. Minha meta é chegar aos 85kg e ter mais fôlego para encarar os shows que estão por vir. Mas, em relação à saúde, já melhorei as minhas taxas. Passei de obesidade mórbida para estar apenas acima do peso.

 

E, se não pudesse contar com o apoio da mulher, a condição poderia ter se agravado.

 

— Talvez eu estivesse pesando 140kg hoje — acredita.

 

Oferecer apoio emocional e psicológico a Ferrugem sempre foi um dos principais objetivos de Thaís. Para estar sempre com o marido, com quem se casou em 2018, a carioca o acompanhava em todos os shows possíveis.

 

— Como sempre fomos muito apegados um ao outro, ia a todos os shows que dava para ir. Às vezes, ele que me pedia para ir junto. A vida de artista é muito difícil, então é importante ter alguém íntimo por perto para dar um suporte — reflete a mulher, que já leu comentários maldosos sobre estar sempre acompanhando Ferrugem: — Já vi gente falando na internet que eu ando atrás dele. Sim, eu ando atrás dele mesmo. Porque nós gostamos de estar perto, de estar junto e porque somos casados. Não é por outro motivo.

 

Como casal, eles também mostram o outro lado da moeda. Nas redes sociais, ambos falam abertamente sobre as crises no casamento. Em dezembro do ano passado, Thaís chegou a usar o Instagram para pedir desculpa ao marido após uma “briga boba”. “Eu sei que já é 1h16 e não deve ter ninguém on, mas eu briguei com Jheison por bobeira e nós estamos meio estranhos, sabe? Porque sou orgulhosa e ele também. Só que já estou arrependida, aí resolvi postar essa foto porque estou deitada e quero que ele me abrace e a gente faça as pazes (risos)”, escreveu em seu perfil.

 

A resposta do marido não poderia ter sido melhor — nem mais real: “Eu te odeio (risos). Nojenta, chata, cricri, reclamona, mal-humorada. Mas que faz meu dia melhor, trouxe sentido para a vida, me fez mudar completamente para melhor e faz eu ver com a maior convicção do mundo que o que tenho em minhas mãos é maior do que eu mereço”.

 

Thaís e Ferrugem são casados desde 2018

Fotos: Divulgação 

 

— A gente é muito adolescente — gargalha Ferrugem ao relembrar a situação, entregando: — Não tem um dia sequer em que não damos um choque, mas, dez minutos depois, um de nós toma a iniciativa e se desculpa. Costumava ser mais eu, porém a Thaís foi amolecendo. Diríamos que estamos empatados (sobre quem cede mais). Quando resolvemos uma questão, o assunto acaba. Morre. Conflito de opiniões e problemas de comunicação sempre vão acontecer, mas o que prevalece é o amor.

 

Justamente por estar tão “dominado por amor e carinho” que Ferrugem não podia se importar menos com as críticas a seu relacionamento e suas atitudes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

— Claro que houve momentos em que dei importância para algumas opiniões. Sabe aqueles fãs antigos que te acompanham desde o início? Já escutei essas pessoas, sim. Principalmente em um período onde estava em conflito com meu próprio comportamento e com a cabeça abalada. Mas eu melhorei e dá para notar. Não consigo mais perder meu tempo me aborrecendo, me irritando. A vida é um sopro, passa rápido. Quando você dedica seu tempo a coisas ruins, está jogando esse tempo tão importante fora. Nesse período 24 horas em casa, percebi o quanto é precioso e gostoso viver, então, quando vejo que a galera está engrossando o caldo comigo nas redes, eu vou ver uma TV, dou uma afastada... Porque eu não estou nem aí para coisas ruins. Essa frase pode colocar em caixa alta: eu não estou nem aí. Problema não é comigo. Se (alguém) está precisando de ajuda ou de um conselho, pode me procurar porque eu vou ser a melhor pessoa do mundo. Agora, quer trazer problema para mim, me deixar mal? Infelizmente vou ter que virar as costas porque eu não estou nem aí — declara o cantor, reforçando a fase “good vibes” com uma piada: — Às vezes me vejo irreconhecível, estou um monge (risos)!


Fonte: Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.