02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
20/05/2022

Sem vacina, Coreia do Norte combate Covid com gargarejo, chá e remédio

Foto: Reprodução

De pé em trajes de proteção vermelho brilhante, cinco profissionais de saúde norte-coreanos caminham de forma resoluta em direção a uma ambulância enquanto o país luta contra um surto de Covid-19 usando antibióticos e remédios caseiros, já que não tem vacinas.

 

O país isolado é um dos dois únicos que ainda não iniciou uma campanha de vacinação e, até a semana passada, insistiu que estava livre da Covid. Agora, mobiliza forças, incluindo o Exército, e uma campanha de informação pública para combater o que as autoridades reconheceram ser um surto "explosivo".

 

Em entrevista à televisão estatal na segunda-feira (16), o vice-ministro da Saúde Pública, Kim Hyong Hun, disse que o país mudou de uma quarentena para um sistema de tratamento para lidar com as centenas de milhares de casos suspeitos de "febre" relatados todos os dias.

 

Veja também

 

Coreia do Norte registra 6 mortes e 270 mil 'casos de febre' em 24 horas em meio a surto de Covid-19

 

Em primeiro surto de covid no país, Coreia do Norte registra mais mortes e casos da doença

 

A emissora mostrou imagens da equipe responsável por materiais perigosos e trabalhadores mascarados abrindo janelas, limpando mesas e máquinas e pulverizando desinfetante.

 

O líder do país, Kim Jong-un, disse no domingo (15) que as reservas de medicamentos não estavam chegando às pessoas e ordenou que o corpo médico do Exército ajudasse a estabilizar os suprimentos em Pyongyang, onde o surto parece estar concentrado.

 

Nesta sexta-feira (20), foram registradas mais 263.370 pessoas com sintomas de febre e mais duas mortes, elevando o número total de casos de febre desde o final de abril para 2,24 milhões, incluindo 65 mortes, segundo a agência de notícias estatal KCNA. A agência, contudo, não informou quantas infecções suspeitas deram positivo para Covid.

 

Autoridades na Coreia do Sul dizem que é difícil tirar conclusões, em parte porque não está claro como a Coreia do Norte está calculando o número de pacientes com febre e Covid. Os casos de febre relatados pelo governo têm diminuído na capital, mas aumentaram nas províncias rurais.

 

Grande parte das mortes, segundo o governo, deve-se às pessoas "descuidadas com medicamentos devido à falta de conhecimento e de compreensão" sobre a variante Ômicron e o método correto para tratá-la.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) enviou alguns kits de saúde e outros suprimentos para a Coreia do Norte, mas não disse quais medicamentos contêm. Os vizinhos China e Coreia do Sul se ofereceram para enviar ajuda se Pyongyang solicitar. 

 

Fonte: iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.