18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
18/06/2019

Semana Municipal de Orientação e Incentivo à doação de Medula Óssea é aprovada

Foto: Robervaldo Rocha / Dircom/CMM

O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou por unanimidade, na terça-feira (18/6), o projeto de lei 228/2018, de autoria do vereador Professor Samuel Monteiro (PHS), que cria a Semana Municipal de Orientação e Incentivo a Doação de Medula Óssea no Município de Manaus. A proposta segue à sanção do Prefeito de Manaus, Arthur Neto.

 

De acordo com a proposta, a Semana Municipal de Orientação e Incentivo a Doação de Medula Óssea vai estimular, orientar e informar a sociedade em geral sobre a importância da doação da Medula Óssea. Além de levar informações de que a doação e o transplante de medula óssea podem beneficiar o tratamento de aproximadamente 80 doenças.

 

Samuel Monteiro destacou que o objetivo do projeto é incentivar a doação voluntária de medula óssea, visando à ampliação das possibilidades de localização de doadores compatíveis, além de informar, sensibilizar e conscientizar a população. “O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de pessoas no mundo, que sofrem de doenças no sangue”, alerta.

 

Veja também 

 

 Wilson Lima discute com ministro Sérgio Moro cooperação do Governo Federal no combate ao narcotráfico

 

Wilson Lima assina protocolo de intenções com os Correios para possíveis parcerias no interior do Amazonas

 

De acordo com o vereador a semana também propõe o desenvolvimento desenvolver atividades de orientação, capacitação e educação continuada sobre transplantes, doação e identificação de doadores.

 

O Amazonas é quarto Estado da Região Norte em registro de Doares de medula óssea, com 30.648 cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Médula Óssea (Redome).

 

O que é medula óssea?

 

Foto: Robervaldo Rocha / Dircom/CMM

 

Conforme informações da Fundação Hospitalar de Hematologia e hemoterapia do Amazonas (Hemoam), a medula óssea é um tecido líquido, que ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecido como “tutano”. Ela produz os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.

 

Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes para o sistema de defesa do nosso organismo, inclusive nos defende das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.