18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
19/04/2024

Semsa promove curso para orientar profissionais sobre estratégia de Prevenção Combinada às ISTs, HIV e Hepatites Virais

Foto: Divulgação / Semsa

imagem de coleta de sangue para teste rápido

 A estratégia de Prevenção Combinada às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais foi o tema do curso realizado na tarde desta sexta-feira, 19/04, no Complexo de Saúde Oeste, da Prefeitura de Manaus, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, direcionado para profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Zona Oeste de Manaus, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), técnicos de enfermagem, assistentes sociais e equipe de recepção.

 

Coordenada pelo Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a programação foi a primeira de uma série de oito turmas para qualificação de profissionais em relação à estratégia de prevenção combinada, que associa diferentes métodos de prevenção, considerando as características individuais, o estilo e momento de vida de cada pessoa.

 

Na Semsa, a prevenção combinada é realizada a partir da utilização de métodos como a testagem regular para o HIV, sífilis e Hepatite B e C; a prevenção da transmissão vertical (que ocorre quando gestante transmite a infecção para o bebê na gestação, parto e amamentação); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B, e vacina contra o vírus HPV; a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas; Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); a Profilaxia Pós-Exposição (PEP); distribuição de preservativos; tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV; e Educação em Saúde.

 

Veja também

 

FCecon oferece acompanhamento de saúde e segurança ocupacional aos servidores

 

Saúde divulga informe epidemiológico de arboviroses no Amazonas nesta quinta-feira (18/04)

 

De acordo com a enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, técnica do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais, o curso é uma oportunidade de ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde para que possam orientar melhor a população sobre as formas de prevenção.

 

 

“Existem usuários que chegam na Unidade de Saúde e que não sabem, por exemplo, o que é PrEP. E são os profissionais de saúde que podem repassar as informações corretas sobre os serviços e informar onde estão disponíveis”, destacou Rita de Cássia.

 

O ACS Luiz Portela, servidor da UBS Parque das Tribos que participou da capacitação, destacou a importância do curso abordando a prevenção combinada, especialmente para os novos servidores.

 

“Comecei a trabalhar no dia 04 de março deste ano, e tem outros servidores que também estão iniciando o trabalho na Semsa. Por isso, a equipe da UBS tem participado de treinamentos em diferentes turmas.

 

Fotos: Divulgação / Semsa

 

A maioria ainda não tem muita experiência em campo, então todo o acervo que a gente tem com o treinamento, a gente leva para quando for necessário. Algumas situações a gente já viu em campo, mas não conhece a nomenclatura, o termo técnico, como é o caso da prevenção combinada. É com o treinamento que a gente vai conseguindo associar tudo”, afirmou Luiz Portela.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Para o curso, a Semsa organizou oito turmas com 30 profissionais, organizadas de acordo com a demanda dos Distritos de Saúde (Disa) Leste, Oeste, Norte, Sul e Rural. A próxima etapa vai acontecer nos dias 23 e 25 de abril, direcionada para profissionais do Disa Sul. A programação deverá ser encerrada no dia 28 de maio, com curso para profissionais do Disa Norte.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.