20 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
11/12/2023

Sente dores nas relações sexuais? Entenda problema e saiba quando buscar ajuda

Foto: Reprodução

Dispareunia é mais comum nos atos sexuais do que se imagina

Dores nas relações sexuais, que podem ocorrer antes, durante ou após o sexo, pode ser diagnosticadas como dispareunia.Esta é uma condição complexa, com variadas causas e que, de acordo com pesquisa publicada pelo portal americano “ABC”, atinge 20% das mulheres contra 2% dos homens.

 

SEXO AINDA É TABU


“São muitas as mulheres que sentem dor na relação sexual e não procuram ajuda”, afirmou à CNN Claudia Petry, pedagoga com especialização em sexologia clínica.

  

 Veja também 

 

Mulheres com mais de 50 anos que tiveram câncer mama em fase inicial podem reduzir a periodicidade da mamografia com segurança, diz estudo britânico

 

Femtechs: Como startups de saúde da mulher estão revolucionando o setor

 

“Foi muito trazido que a primeira relação sexual para uma mulher trará um sangramento, que é uma coisa dolorosa. Aquela jovem que inicia as atividades sexuais muitas vezes já escutou isso, então ela entende que vai doer mesmo e é assim que funciona o sexo. Tem gente que acha que doer é normal a vida inteira”, acrescentou a especialista.

 

A ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Luana Gomes, relata que a queixa de dor durante relações sexuais é muito comum em seus atendimentos.“A grande maioria acha que é comum sentir dor e acaba não procurando ajuda muitas vezes por vergonha.”

 

“O sexo ainda é um tabu. Muitas mulheres seguem se privando de falar sobre o assunto, por medo da exposição ao falar que têm um problema, crença religiosa e até mesmo identificação e abertura durante a consulta médica”, acrescentou a médica.

 

SAÚDE MENTAL TABÉM É FOCO


Quando não investigada e tratada, a dor ocasionada pelo sexo pode gerar graves consequências à saúde mental da mulher, além do desgaste na relação . “Pode ocasionar em quadros depressivos e culpabilidade por não atingir o orgasmo”, explica Luana.“As mulheres podem ficar muitos anos em sofrimento por conta da dor”, ressalta Claudia.

 

Saúde mental e saúde do coração: por que elas andam lado a lado? | Dra. Ana  Raquel

As dores nas relações sexuais não são incomuns,

mas elas não podem ser normalizadas 

 

“A relação fica muito prejudicada. A relação sexual ao invés de trazer prazer traz dor. E aí o impacto se dá principalmente na parceria humana, ela pode chegar até a evitar estar em um relacionamento justamente porque quer evitar a relação sexual”, completou a especiaista.

 

DORES SUPERFICIAIS 


Algumas possíveis causas, explicadas por Luana, são infecções genitais como herpes e candidíase, que costumam causar bastante ardência, já que a área da vulva fica inflamada.

 

OncoExperts - Dispareunia e a Atuação da Fisioterapia

É importante entender que a mulher precisa de lubrificação para

ter o ato sexual de forma mais prazerosa e, para isso,são

necessários estímulos adequados para o momento

( Foto: Reprodução)

 

“A mulher com tais patologias acabam apresentando pequenos cortes na região genital, o que gera muito desconforto durante o ato sexual, algumas referem até mesmo sangramento, então ao menor sinais de tais diagnósticos se faz necessário o tratamento imediato”, disse a especialista.Há ainda o vaginismo, que também pode causar dores.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Pelo medo de dor na penetração, a mulher fica tensa e gera contratura muscular da parte externa da vagina, por vezes de toda parte pélvica, causando dor. O vaginismo é definido como espasmo involuntário recorrente ou persistente da musculatura da vagina e o tratamento baseia-se com ajuda de fisioterapia e acompanhamento psicológico”.

 

Fonte: Bem Estar

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.