21 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
23/02/2024

Sepror participa de oficinas de ordenamento pesqueiro no município de Careiro da Várzea

Foto: Isaac Maia/Sepror

A Secretaria também realizou curso de capacitação em boas práticas de manejo e gestão na piscicultura na AM-070, em Iranduba

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa), participou, no período de 20 a 22 de fevereiro, de oficinas de ordenamento da pesca do Mapará, no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus).

 

A atividade faz parte das ações preparatórias para a pesca ordenada do Mapará (Hypophthalmus sp.) de 2024, que será realizada no complexo de lagos da Área de Proteção Ambiental Ilha do Careiro-Lago do Rei.

 

Representando a Sepror, o coordenador do Departamento de Aquicultura da Sepa, João Bosco Ferreira, moderador das oficinas, informou que em março serão realizadas seis oficinas de ordenamento pesqueiro no município, na Vila do Careiro, Cambixe e Inema.

 

Veja também

 

Em Anamã, Seas realiza atendimento do Crédito Rosa durante o Detran Cidadão

 

Idam acompanha a implantação de Unidades de Referência Tecnológica para a Cultura da Banana em Tefé

 

 

A Sepror, em parceria com o Sebrae e a prefeitura de Careiro da Várzea, realiza a condução técnica das oficinas, com objetivo de apresentar, discutir e deliberar sobre as regras do Regimento Interno da pesca do Mapará.

 

“As principais regras validadas nas oficinas foram sobre a quantidade de redes de pesca que poderão ser utilizadas em cada embarcação, o tamanho da malha, o período da pescaria, acesso e atores locais que poderão realizar a pesca, a partir do dia 16 de março, quando finaliza o período de defeso do Mapará. E foi realizado, também, o credenciamento de pescadores e de canoas que participarão da pesca deste ano”, disse Bosco Ferreira.

 

 

Durante as oficinas, foi apresentado um relato histórico do processo de ordenação da pesca no Lago do Rei, que teve início em fevereiro de 2008, quando foi realizada uma reunião para tratar da pesca do Mapará de forma ordenada, após a espécie entrar no defeso com o advento da Portaria Ibama nº 48/2007.

 

Para o pescador Janderson França, morador da região da Praia da Justina, zona rural do Careiro da Várzea, "a pesca do Mapará tem grande importância, pois em apenas dois dias a pescaria rende o equivalente a um mês de pesca de outras espécies", avaliou. BO custeio das oficinas foi realizado pelo Sebrae-AM e pela prefeitura de Careiro da Várzea.

 

 

CAPACITAÇÃO

 

Fotos:Isaac Maia/Sepror

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A Sepror, através da Sepa, realizou um curso de capacitação em boas práticas de manejo e gestão na piscicultura, na quinta-feira (22/02), onde foram abordados temas como qualidade de água, manejo da criação, biometria, regularização ambiental, aspectos econômicos. A capacitação foi realizada na rodovia AM-070, quilômetro 24, Comunidade Novo Catalão, em Iranduba. Mais de 30 piscicultores participaram do curso. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.