24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
05/03/2023

Será que sou bissexual? Saiba diferenciar admiração de tesão

Foto: DIVULGAÇÃO

Em tempos nos quais é cada vez mais comum falar sobre diversidade, orientações sexuais e fluidez sexual, muitas pessoas certamente já se perguntaram, ao perceber um sentimento diferente por uma pessoa do mesmo gênero: “O que estou sentindo é admiração ou desejo? Será que sou bissexual?”.


Questionar a própria sexualidade em situações nas quais fica difícil delimitar os limites tênues que separam os dois sentimentos é mais comum do que se imagina. Mesmo porque, de acordo com a psicóloga e sexóloga Alessandra Araújo, todo vínculo parte de uma admiração inicial.


“A admiração vem nesse primeiro contexto. Quando ela começa a despertar libido e desejo, não só sexual, mas também de estar com a pessoa, podem sim surgir conflitos de identidade e questionamentos sobre ser ou não bissexual”, explica.

 

Veja também 

 

Homem morre após sentir 'queimação' no estômago em Campo Grande

 

Polícia prende médica suspeita de guardar feto em casa em Barueri, na Grande São Paulo. VEJA VÍDEO

Ainda segundo a especialista, o histórico de heterossexualidade compulsiva da sociedade faz com que muitas pessoas não sejam muito bem esclarecidas sobre suas sexualidades, por que nunca chegaram a olhá-la com mais cuidado ou liberdade.

 

Isso faz com que boa parcela das pessoas ainda não tenha, de fato, entendido o próprio funcionamento.“Há pessoas que, durante toda a vida, vivenciaram uma sexualidade que não era delas. Contudo, existe um momento – geralmente quando ela se vê em uma situação dessa –, em que ela olha para si e vê que algo não está batendo. Nesse momento, é preciso ter um olhar mais clínico para entender se ela é bissexual ou é algo pontual”, elucida.

 

COMO DIFERÊNCIAR?


Alessandra ressalta que é necessário saber diferenciar os dois sentimentos com clareza. “Enquanto admiração é olhar e perceber algo de especial naquela pessoa, algo que eu quero ser espelho, o desejo é voltado para a questão libidinosa, de satisfação”, explica. Sem esquecer que a terapia sempre vai ajudar nessas questões.

 

Outro ponto importante é entender que, não necessariamente, chegar à conclusão de que está sentindo desejo pela pessoa é um atestado de bissexualidade. “Por si só, a vontade de experimentar algo ou alguém e ter a mente aberta o suficiente para fazer isso pode ou não significar que você tem outra orientação.

 

Pode acontecer também de um heterossexual sentir desejo por uma pessoa específica do mesmo sexo e se permitir vivenciar aquilo”, afirma.De qualquer forma, para além da fluidez sexual – frente que afirma que, na verdade, a sexualidade humana tende a ser fluida –, Alessandra aposta que isso vai passar a ser cada vez menos uma questão.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“As orientações sexuais, sejam elas quais forem, ainda serão encaradas de forma muito mais natural, e as pessoas terão a tranquilidade de serem o que são sem se preocupar com possíveis consequências preconceituosas disso”, finaliza.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.