23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
25/05/2023

Sexo causa câncer? Especialista da SBP fala sobre o assunto

Foto: Reprodução

O HPV é um vírus que causa diferentes tipos de câncer e é transmissível pelo sexo, inclusive oral

O assunto tomou as redes sociais. No último dia 25/4, o site The Conversation publicou que o sexo oral é atualmente o maior fator de risco para câncer de garganta. Trata-se de um artigo do professor Hisham Mehanna, do Instituto de Câncer e Ciências Genômicas da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, que cita também dados como o de que quem teve mais de 6 parceiros de sexo oral durante a vida tem 8,5 vezes mais chances de ter câncer de garganta.

 

O motivo é o papilomavírus humano (HPV na sigla em inglês), na verdade, um grupo de vários vírus que podem causar infecções na pele e nas mucosas. Na boca ou na garganta, pode causar o câncer orofaríngeo. Pode provocar também outros tipos de cânceres nos sistemas reprodutivos e no ânus, tanto de mulheres quanto de homens. Além disso, é o principal causador do câncer de colo de útero. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer do colo do útero é o quarto tipo mais comum entre a população feminina e pelo menos 6 mil brasileiras morrem a cada ano em decorrência da doença.

 

“O HPV é um vírus comum e na maioria das vezes o próprio sistema imunológico o elimina. Mas pode causar infecção persistente e ao longo de anos, de forma silenciosa, criar um tumor”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Clóvis Klock.

 

Veja também 

 

+RespirAR oferece tratamento especializado de hidroterapia para idosos com lombalgia

 

Shoyu faz mal? Veja quantas colheres você pode consumir para não ultrapassar o limite diário de sal

Não é à toa que existe vacinação na rede pública brasileira contra quatro tipos desse vírus para meninas e meninos, entre 9 e 14 anos. Esta faixa etária foi escolhida com o objetivo de que a vacina gere proteção imune antes do início da sua vida sexual, justamente para evitar a contaminação pelo sexo.

 

Em 22 de março deste ano, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a intenção de tornar nacional a estratégia de testagem em mulheres de 25 a 64 anos com testes moleculares do tipo PCR para procurar detectar o HPV. O objetivo é que com a detecção precoce do HPV se possa fazer um combate mais efetivo e até eliminar o câncer de colo de útero. Na época, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e a Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC) manifestaram-se em apoio integral à estratégia. O exame é recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

 

“É importante que as pessoas tomem cuidados como usar camisinha, vacinar as meninas e os meninos de 9 a 14 anos como proteção para alguns tipos de HPV e apoiar a nova estratégia nacional de prevenção de rastreamento do HPV por teste molecular PCR”, diz o médico, acrescentando a importância de as mulheres realizarem o exame Papanicolau uma vez por ano para detecção precoce do câncer de colo de útero.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer do colo do útero é o quarto tipo mais comum entre a população feminina e pelo menos 6 mil brasileiras morrem a cada ano em decorrência da doença.

 

Fonte: IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.