26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
20/04/2023

Shots matinais podem trazer consequências à saúde bucal; entenda e saiba como evitar

Foto: Reprodução

Os shots matinais se popularizaram nas redes sociais e prometem diversos benefícios para “desinflamar” o corpo, desde favorecer o emagrecimento a melhorias da imunidade. No entanto, o uso típico do limão nesse tipo de bebida pode trazer consequências à saúde bucal.

 

O dentista Daniel Nunes explica que o limão é composto por ácido cítrico, altamente corrosivo, que pode erodir o esmalte dos dentes com o tempo. Quando isso ocorre, há maior predisposição de cáries e sensibilidade dentária, além de aparência amarelada. Afinal, a acidez de alimentos e bebidas pode ser mais prejudicial, no quesito de erosão, do que o açúcar.

 

“Os benefícios de tomar esses shots puros diariamente podem ser bons, mas trazem sérios perigos para os dentes, se não forem consumidos com moderação e precaução. É muito interessante conversar com um dentista antes de qualquer mudança de hábito que envolva a saúde bucal. E quando o esmalte do dente já está muito danificado, recomenda-se o recobrimento do dente com resinas ou porcelanas (facetas) já que a dentina não pode ficar exposta”, informa o especialista.

 

Veja também

 

Cirurgia bariátrica: como funciona e quando optar pelo procedimento

 

Horário pode alterar eficácia de medicamentos para pressão, diz estudo

COMO TOMAR SHOT MATINAL SEM PREJUDICAR A SAÚDE BUCAL


Para quem que não abre mão dos shots de limão na rotina matinal, Daniel orienta fazer o uso de canudo, para minimizar o contato do ácido com os dentes. Ainda, vale utilizar um creme dental com flúor na escovação, com intervalos de 20 minutos após a ingestão.

 

O ideal é enxaguar a boca e dar um tempo para o pH se estabilizar e, então, escovar os dentes com um creme dental com flúor e usar o fio dental. O flúor fortalece o esmalte, evitando as manchas e cáries. “Quando você escova os dentes logo após tomar, acaba aumentando a agressão dos ácidos dos alimentos sobre os dentes”, explica o dentista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

Para amenizar ainda mais tal impacto, a sugestão é ingerir essas bebidas e frutas cítricas durante as refeições, com outros alimentos, visto que a saliva produzida durante a mastigação é alcalina e atua “amortecendo” a acidez de alimentos e bebidas. 

 

Fonte: IstoÉ

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.