Notícias

Compartilhar Imprimir

Interior em Destaque

03/10/2019

Soluções de telecomunicações para o interior do Amazonas é tema de debate no 9° Fórum de Internet Brasileira

Compartilhar:

Foto: Divulgação

O Diretor-Presidente da Prodam, João Guilherme, apresentou as redes que funcionam na Região Metropolitana de Manaus

A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) encerrou na última quarta-feira (02/10) sua participação no 9º Fórum da Internet no Brasil com a presença do seu diretor-presidente, João Guilherme de Moraes Silva, no workshop “Acesso à internet nos municípios do Amazonas”.

 

Na pauta do debate estiveram temas importantes, como a resolução de problemas de conectividade, soluções de telecomunicações já existentes e projetos que atendam a demanda do interior do Amazonas.

 

Além da Prodam, participaram do workshop representantes da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese).

 

Veja Também

Petrobras completa 66 anos às vésperas de megaleilão

 

Amazônia: Atendimentos médicos a crianças dobram com queimadas

 

O diretor-presidente da Prodam, João Guilherme, apresentou as redes que funcionam na Região Metropolitana de Manaus (Metromao, Linhão do Tucuruí, Gasoduto Coari-Manaus, Telebras, Embratel, RNP e Oi) e ressaltou que todas essas iniciativas que operam na cidade chegam ao Datacenter da Prodam.

 

“A meta do Governo do Amazonas é promover a integração de todas essas redes, constituindo o projeto Rede Estadual de Telecomunicações, que tem como objetivo abrir caminhos para que municípios do interior do Amazonas possam ter acesso à internet com melhor qualidade”, afirmou.

 

Amazônia Conectada - Entre os programas de destaque, João Guilherme citou o programa Amazônia Conectada, que prevê, apenas no estado do Amazonas o lançamento de 9 mil quilômetros de fibra, distribuídas em seis infovias: rio Solimões, rio Negro, rio Madeira, rio Juruá e rio Japurá.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp 

 

Atualmente, por meio da infovia do rio Solimões, a fibra já interliga Manaus à Tefé e, pelo rio Negro, a capital amazonense está conectada ao município de Novo Airão, resultando em 10% do total do projeto. Parado desde 2017, a previsão é que projeto seja reativado neste ano pelo Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio da RNP.

 

Fórum - O 9° Fórum de Internet Brasileira acontece até o dia 4 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, 5001, Flores, zona centro-oeste de Manaus. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo sítio: https://forumdainternet.cgi.br. 

Deixe seu comentário

Nome:

Mensagem:

publicidade

Copyright © 2013 - 2019. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.