NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
Sonda da NASA fica pertinho do Sol e sobrevive para contar história
Foto: Reprodução

A sonda Parker Solar, da NASA, ficou a cerca de 6,1 milhões de quilômetros do Sol – parece muito, mas é pertinho

Pesquisadores querem usar os dados coletados pela sonda Parker para prever melhor os eventos do clima espacial e solucionar mistérios relacionados ao Sol.nOs últimos dias foram intensos para a Parker Solar, da NASA. A sonda ficou a cerca de 6,1 milhões de quilômetros do Sol no sábado (22) – parece muito, mas é pertinho. Na terça-feira (25), a nave contatou operadores da missão, segundo a agência espacial dos EUA.

 

Esta foi a 23ª aproximação do Sol feita pela sonda. A aproximação, também chamada de periélio, ocorreu às 19h42 (no horário de Brasília). A Parker Solar sobrevoou ao redor da estrela a 692 mil km/h.

 

Dias depois, a sonda contatou operadores da missão no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos – onde foi desenvolvida, aliás.

 

Veja também 

 

Arqueólogos encontram estrutura de pirâmide perto do Mar Morto

 

Esposa de astronauta preso no espaço revela mudança marcante no corpo do marido

 

A nave emitiu “um sinal indicando que estava saudável e com todos os sistemas funcionando normalmente”, informou Mara Johnson-Groh, do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA, em comunicado. O periélio marcou o ponto médio do 23º encontro solar da missão, que começou em 18 de março e foi até quinta-feira (27). “A passagem, a segunda nesta distância e velocidade, permite que a espaçonave realize medições científicas incomparáveis do vento solar e das atividades relacionadas“, escreveu Mara.

 

Ilustração digital do telescópio Gaia, da ESA, girando no espaço com a Via Láctea ao fundo

Foto: Reprodução

 

O telescópio espacial Gaia, enfim, deu seu adeus. Especialistas da missão da Agência Espacial Europeia (ESA) colocaram o telescópio em órbita ao redor do Sol na quinta-feira (27). Em seguida, eles o desligaram, após mais de uma década de serviço para astrônomos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A missão Gaia mapeou a Via Láctea entre 2014 e 2025. A missão começou a registrar dados cerca de seis meses após seu lançamento, ocorrido em dezembro de 2013. E encerrou suas operações em 15 de janeiro de 2025. Agora, o telescópio está com pouco combustível. Daí o adeus.

 

Fonte: Olhar Digital

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.