14 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
20/11/2023

Starship é lançada com sucesso em segunda tentativa da SpaceX

Foto: Reprodução

Starship

Neste sábado, às 10 horas (horário de Brasília), a SpaceX realizou a decolagem da nave Starship com sucesso, considerada a nave espacial mais poderosa do mundo até então. Trata-se da segunda tentativa de voo; em abril, a companhia de Elon Musk já havia enviado uma nave idêntica, contudo, o lançamento falhou e o foguete explodiu por conta de um problema no propulsor Super Heavy.

 

No segundo lançamento, todos os motores foram ativados com sucesso e a Starship fez uma bela decolagem em direção ao espaço e, felizmente, ela teve mais êxito que a última tentativa - que não durou mais que três minutos. Após cerca de quatro minutos, os dois primeiros estágios, propulsor e cápsula, foram desconectados com sucesso e a nave continuou em direção à órbita da Terra.


Considerado o foguete espacial mais poderoso da história, a Starship possui 121 metros e é equipada com 33 motores no primeiro estágio e outros 6 no segundo. Após algum tempo da transmissão ao vivo da SpaceX, os apresentadores afirmaram que perderam contato com a nave e que, provavelmente, ela explodiu em direção à órbita da Terra - mesmo se isso tiver acontecido, eles já consideraram o lançamento um grande sucesso.

 

Veja também 

 

O que aconteceria com o corpo humano no espaço sem uma roupa de astronauta?

 

Sam Altmn discute retorno ao comando da OpenAI, criadora do ChatGPT

“Com 120 metros de altura, uma nave estelar totalmente empilhada não é apenas o veículo de lançamento mais poderoso do mundo, mas também o mais alto. Em termos mais técnicos de medição, a Starship tem cerca de um Mechagodzilla de altura. O teste de voo de hoje apresentará um novo método de separação de estágios na Starship chamado hot-staging”, disse a SpaceX em publicação oficial no X (antigo Twitter).

 

Assim como na primeira vez, o segundo teste de voo também não foi tripulado e foi lançado na base área da SpaceX em Boca Chica, nos Estados Unidos. Apesar de os especialistas da companhia não terem esperança de que a nave realizará todo o seu percurso, a missão da nova tentativa é enviar a nave até à órbita do planeta e, assim, retornar para a Terra; tudo isso deve demorar aproximadamente 1h30.

 

Durante o primeiro lançamento, a Starship explodiu apenas três minutos após a decolagem, mesmo assim, a companhia de Elon Musk comemorou que a nave conseguiu sair do chão - o objetivo final da SpaceX não era reutilizar a nave. Como é uma operação de testes, todos os voos, incluindo aqueles que falharam, são considerados importantes para coletar dados para melhorar a missão até os tão aguardados lançamentos tripulados da Starship.

 

A Starship foi projetada para transportar até 100 pessoas em missões de longo alcance, como para a Lua, para Marte e de volta para a Terra. Inclusive, é a nave que será utilizada na missão Artemis 3, da NASA, com o objetivo de enviar astronautas de volta à superfície da Lua em meados de 2025.

 

"O primeiro teste de voo da Starship forneceu inúmeras lições aprendidas que contribuíram diretamente para várias atualizações do veículo e da infraestrutura terrestre para aumentar a probabilidade de sucesso em voos futuros. O segundo teste de voo estreará um sistema de separação de estágio quente e um novo sistema eletrônico Thrust Vector Control (TVC) para motores Super Heavy Raptor, além de reforços na base da almofada e um defletor de chama de aço resfriado a água, entre muitas outras melhorias", foi publicado na página oficial da SpaceX.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de outras curiosidades sobre o planeta Terra aqui no TecMundo e aproveite para descobrir como a NASA planeja construir habitações na superfície lunar até 2040. 

 

Fonte: Tech Mundo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.