05 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
05/04/2024

Sul, Norte e Nordeste com chuvas fortes e risco de deslizamentos: veja como fica previsão para o fim de semana

Foto: Reprodução

Frente fria que se aproxima do Sul deve manter o tempo instável na região. No Sudeste e no Centro-Oeste, chuva pode acontecer, mas de forma mais isolada

Mesmo com altas temperaturas registradas nesta semana, a faixa Norte do Brasil deve continuar tendo fortes chuvas nos próximos dias. Além das regiões Norte e Nordeste, que já vinham registrando grandes acumulados de chuva, o Sul também deve ter tempo bastante instável durante o fim de semana.

 

De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, os modelos de previsão do tempo indicam chuva volumosa nessas regiões entre sexta (5) e domingo (7). E, com os temporais recorrentes, aumenta o alerta para deslizamentos.

 

"O solo encharcado é uma preocupação, principalmente para áreas de risco, pois aumenta o potencial de deslizamentos", analisa a meteorologista.

 

Veja também

 

Cobertura florestal mundial perde 3,7 milhões de hectares em 2023

 

Em Brasília, governador Wilson Lima reúne com ministros e pede apoio para antecipar ações que minimizem impactos da estiagem de 2024

Cidades do norte de Minas Gerais, da Bahia, todas as áreas litorâneas do Nordeste e a região de Manaus devem elevar o nível de atenção por conta do volume de chuva esperado.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo" por causa da previsão de chuvas intensas. O aviso meteorológico inclui as seguintes regiões:

 

norte da Bahia
oeste de Pernambuco
oeste da Paraíba
sudoeste do Rio Grande do Norte
sul do Ceará
Piauí
sul do Maranhão
leste de Tocantins

 

Estados do Nordeste estão sob alerta para chuvas intensas no fim de semana. — Foto: INMET

Estados do Nordeste estão sob alerta para chuvas intensas

no fim de semana (Foto: INMET)

 

Nos locais com o alerta laranja, os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos até 100 km/h e risco de alagamentos.

 

UMIDADE DO OCEANO E FRENTE FRIA


Apesar do tempo instável estar previsto para diferentes regiões do Brasil, a chuva é consequência de fenômenos distintos no Norte e no Sul do país.

 

No Norte e Nordeste, os temporais têm acontecido por uma combinação de fatores: altas temperaturas, grande quantidade de umidade na atmosfera e atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é caracterizada pelo encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Inmet.

 

Os meteorologistas explicam que, entre março e abril, a ZCIT atinge a máxima aproximação da costa norte do Brasil, intensificando as chuvas nessas regiões.


Já no Sul, a instabilidade está sendo causada pela aproximação de uma frente fria, combinada a uma área de baixa pressão no Paraguai. A previsão é que as chuvas sigam persistentes até segunda-feira, mantendo todos os estados a região em alerta.

 

No oeste dos estados do Sul, há risco de fortes temporais e não está descartada a possibilidade de chuva de granizo.

 

Sul do país deve registrar fortes chuvas nos próximos dias. — Foto: INMET

Sul do país deve registrar fortes chuvas nos próximos dias

(Foto: INMET)

 

COMO FICA O TEMPO NO SUDESTE E NO CENTRO-OESTE?


Nos próximos dias, a frente fria deve avançar também para o Sudeste, contribuindo para o aumento da nebulosidade. De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, a chuva deve chegar a partir de sábado à tarde na região, levando também à diminuição das temperaturas. (veja abaixo como ficam as temperaturas nas capitais)


Ela lembra que, mesmo com a possibilidade de chuva, o acumulado não deve ser alto ao longo do fim de semana, diferentemente das demais regiões em que chove.

 

No interior do país, principalmente nos estados da região Centro-Oeste, as chuvas podem acontecer, mas de maneira bem isolada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegra

 

Não há condição para chuva generalizada nesses locais, e o tempo deve permanecer quente e mais seco, como o observado na semana anterior.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.