NOTÍCIAS
Internacional
Surto de hantavírus em cruzeiro mobiliza OMS e chefe da organização vai às Ilhas Canárias para coordenar evacuação de passageiros
Foto: AFP

Indivíduos serão testados e levados até o aeroporto para serem repatriados a seus países de origem; Reino Unido já anunciou quarentena em hospital de Liverpool para os passageiros britânicos

Um surto de hantavírus em um cruzeiro internacional no Atlântico levou a uma mobilização de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o próprio diretor-geral da entidade se deslocando às Ilhas Canárias, na Espanha, para acompanhar a operação de evacuação de passageiros considerados de alto risco.

 

Segundo informações de autoridades sanitárias, o navio transporta dezenas de passageiros e já há registros de casos confirmados e suspeitos da doença, que é rara, mas pode ser grave e em alguns casos letal. Entre as vítimas já contabilizadas estão mortes associadas ao surto e pacientes em estado grave.

 

A operação envolve evacuação controlada de passageiros sintomáticos e contatos próximos, além de uma resposta coordenada entre diferentes países para evitar a disseminação do vírus durante o desembarque.

 

Veja também

 

Governo federal entrega veículos e amplia estrutura do SUS em 32 municípios

 

Câmara avança com projeto que fortalece prevenção ao diabetes e doenças associadas

 

O hantavírus é geralmente transmitido por contato com urina, fezes ou saliva de roedores infectados, e não possui vacina ou tratamento específico, o que aumenta a preocupação das autoridades em casos de surtos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram  

 

A OMS afirma que o risco geral para a população segue baixo, mas mantém vigilância internacional enquanto investiga a origem da contaminação e acompanha o estado de saúde dos passageiros afetados. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.