NOTÍCIAS
Geral
Surtos de norovírus crescem em festas e viagens de fim de ano
Foto: Reprodução

Doença é altamente contagiosa e exige atenção com higiene e líquidos

Um surto de norovírus atingiu mais de 70 passageiros durante um cruzeiro entre San Diego e Miami, chamando a atenção para os riscos de contaminação em ambientes fechados e com grande circulação de pessoas. O norovírus é considerado altamente contagioso e, segundo especialistas, costuma se espalhar com facilidade nesta época do ano, em que aumentam as viagens e festas em regiões litorâneas.

 

O médico gastroenterologista e cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Hercio Cunha, explica que a transmissão pode ocorrer tanto pelo consumo de água e alimentos contaminados quanto pelo contato direto entre pessoas.

 

“ O período de incubação varia de 24 a 48 horas e os sintomas costumam durar entre um e três dias. A taxa de contágio é muito alta, o que faz com que surtos se espalhem rapidamente em navios, festas e outros locais com aglomeração ”, afirma.

 

Veja também

 

Câmara começa a analisar isenção de IR quem ganha até R$ 5 mil

 

IMAGEM FORTE! Blogueira de 19 anos é morta a tiros após sair de balneário em Caxias (MA)

 

SINTOMAS, RISCOS E FORMAS DE TRATAMENTO


Segundo Cunha, os principais sintomas são vômitos, diarreia frequente, febre baixa, mal-estar e fadiga intensa. Em muitos casos, o próprio organismo é capaz de combater o vírus sem a necessidade de medicamentos específicos, mas a reposição de líquidos é fundamental.

 

“ O maior risco está na desidratação, já que o paciente perde bastante líquido por conta da diarreia e dos vômitos. Por isso, o tratamento deve focar na hidratação, alimentação leve e uso de medicamentos para controlar sintomas como febre e náuseas ”, explica.

 

Embora a maioria dos casos seja considerada leve, o gastroenterologista alerta que pacientes mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com condições crônicas, podem precisar de internação hospitalar para reposição intravenosa de líquidos. Outro ponto importante, segundo ele, é evitar o uso de remédios para cortar a diarreia, já que isso pode dificultar a eliminação do vírus.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O médico reforça que o antibiótico não é indicado, já que se trata de uma infecção viral e, em geral, autolimitada. “Com os cuidados adequados, o organismo elimina o norovírus sozinho. O que não pode ser negligenciado é a hidratação, que deve ser prioridade durante o período da doença”, conclui.

 

Fonte:Ig

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.