NOTÍCIAS
Internacional
Tarifaço dos Estados Unidos coloca 4,1 mil produtos brasileiros sob ameaça
Foto: Official White House Photo by Molly Riley.

Os itens somam aproximadamente US$ 14,9 bilhões em exportações brasileiras

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria, divulgado nesta segunda-feira (6), aponta que cerca de 4,1 mil produtos exportados pelo Brasil para os Estados Unidos podem ser impactados caso o chamado “tarifaço” proposto pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) seja implementado.

 

Segundo a entidade, os itens somam aproximadamente US$ 14,9 bilhões em exportações brasileiras. Entre os produtos listados estão ferro-gusa não ligado, açúcar, álcool etílico, molduras de madeira e hidróxido de alumínio.

 

Veja também

 

Ataque russo a Kiev deixa 12 mortos e mais de 60 feridos durante a madrugada

 

Incêndio de grandes proporções destrói armazém e cobre cidade com fumaça preta nos EUA. VEJA VÍDEO

 

O órgão norte-americano argumenta que o Brasil adota práticas consideradas desleais em setores como etanol, Pix, desmatamento e propriedade intelectual. O governo brasileiro, por sua vez, rejeita as acusações e afirma não haver evidências que sustentem as alegações apresentadas pelos Estados Unidos.

 

O presidente da CNI, Ricardo Alban, afirmou que uma tarifa de 37,5% sobre exportações brasileiras “não faz sentido do ponto de vista econômico, técnico ou comercial”, destacando que o país já enfrenta atualmente tarifas de 10% aplicadas sobre parte dos produtos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram  

 

Enquanto isso, o governo brasileiro mantém as tratativas na esfera diplomática. As audiências públicas sobre o tema começaram nesta segunda-feira (6) nos Estados Unidos, e a decisão final sobre a possível imposição das tarifas deve ser tomada até 15 de julho. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.