NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
Tchau HDMI? Conheça o novo padrão GPMI
Foto: Reprodução

O mundo da tecnologia sempre traz novidades, como no caso da mudança do padrão de conexão para transmitir áudio e vídeo entre dispositivos. Segundo relatos publicados na China, o conhecido e tradicional HDMI pode estar com seus dias contados e ser substituído pelo novo padrão chamado de GPMI.

 

Mesmo não sendo tão conhecida, essa sigla já chama atenção pelas suas especificações técnicas. O General Purpose Media Interface (GPMI) foi criado por uma aliança chinesa da indústria de vídeo 8K, ele tem velocidades de transferência de até 192 Gbps e entrega de até 480 watts de energia. Isso é o dobro do desempenho que a nova versão do HDMI promete trazer.

 

O High-Definition Multimedia Interface (HDMI) foi lançado em 2002 e logo se consolidou como o padrão por trazer uma solução unificada para transmissão de áudio e vídeo digitais. Antes dele, o antigo padrão era o DVI, que fazia a transmissão somente de vídeo.

 

Veja também

 

Veja um passo a passo de como desativar a IA da Meta no seu WhatsApp

 

Governo Lula tenta incluir regulação de redes em projeto sobre IA

 

Com a chegada do HDMI, as pessoas começaram a ter somente uma conexão para som e imagem e um suporte para controles integrados entre dispositivos e proteção contra cópias digitais. Essas coisas são essenciais para a indústria do entretenimento.

 

O HDMI não trouxe somente praticidade como também teve um grande apoio da cadeia de eletrônicos de consumo, desde fabricantes a estúdios de conteúdo. Contudo, ele não tem somente benefícios, já que o conector é proprietário e exige licenciamento para ser usado. Além disso, por conta da grande demanda por resoluções e taxas de atualização mais altas, os limites do HDMI começaram a ser motivo de preocupação.

 

GPMI

 

Foto:Reprodução

 

Com essas preocupações na mente, o GPMI foi apresentado pela pela Shenzhen 8K UHD Video Industry Cooperation Alliance como uma alternativa mais potente. De acordo com o site HKEPC, essa nova forma de conexão já teria tido a aprovação da USB Association, sugerindo compatibilidade com dispositivos já existentes.

 

O novo padrão tem o apoio de empresas chinesas gigantes, como Huawei, Hisense e TCL. O GPMI terá dois conectores, serão eles: um baseado em USB-C, com capacidade equivalente ao HDMI 2.2 (96 Gbps), e o chamado Type-B”, com os 192 Gbps de transferência e 480 W de fornecimento de energia.

 

Outra promessa é que o novo padrão integre dados, energia, rede e controle em uma interface única. Além de ter suporte para tecnologias como rede em cadeia e comunicação bidirecional entre dispositivo e também não ser um padrão proprietário, o que diminuirá os custos dos fabricantes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Por mais que o novo padrão já esteja anunciado, ele ainda está restrito à China e, até agora, nenhum grande fabricante ocidental, como LG, Samsung ou Sony, demonstrou interesse ou apoio ao GPMI. De acordo com as projeções, os primeiros protótipos devem chegar ainda nesse ano, mas ainda não foi revelado nenhum produto final.

 

Fonte: Olhar digital  

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.