04 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política - Eleições 2022
22/09/2022

Tebet defende redução temporária de tributo pago por empresas ao INSS para gerar empregos formais

Foto: Reprodução

Medida valeria por dois anos e somente para novas contratações de até um salário mínimo. Candidata do MDB à Presidência participou de sabatina promovida pelo jornal O Tempo

A candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet (MDB-MS), disse nesta quinta-feira (22) que se eleita vai propor uma redução temporária do recolhimento feito pelas empresas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo da medida seria aumentar a geração de empregos até a recuperação da economia.

 

A emedebista deu a declaração durante sabatina promovida pelo jornal "O Tempo" e pela Rádio Super, veículos de Minas Gerais.

 

Segundo Tebet, a desoneração valeria por dois anos e somente para novas contratações, de até um salário mínimo. Para a emedebista, a medida tem potencial para aumentar os postos de trabalho com carteira assinada, diminuindo a informalidade – atualmente, o país tem cerca de 40 milhões de pessoas nessa condição.

 

Veja também

 

'Eu sou a única que tem condições de derrotar Lula', diz Simone Tebet

 

Autor de impeachment de Dilma, Miguel Reale Jr. anuncia apoio a Lula

"Você tem que desonerar um pouco a folha de pagamento da pessoa jurídica. Hoje, para poder ter um trabalhador com carteira assinada, o empregador paga 20% do salário em INSS. Então, a proposta é reduzir de 20% para 6%; e reduzir, da parte do trabalhador, de 7,5% para 3%. Então, eu reduzo esse recolhimento como incentivo para que a indústria e o setor de bens e serviços contratem com carteira de trabalho", declarou a presidenciável do MDB.

 

Na avaliação de Tebet, a medida é possível e não vai gerar um rombo no sistema previdenciário. "A conta fecha para efeito de Previdência? Fecha, porque hoje a empresa não está contratando. A Previdência está recolhendo zero, porque esses 40 milhões estão na informalidade", afirmou.

 

A candidata ressaltou que a medida não valerá para todas as contratações. "São para os novos [empregos], no primeiro momento. Nós vamos dizer o seguinte: 'para vocês que vão abrir [vagas] nos próximos dois anos, enquanto o Brasil não cresce, para cada trabalhador que você trouxer para a formalidade, você vai diminuir o recolhimento pro INSS", explicou.

 

OUTROS PONTOS 


Na mesma sabatina, Simone Tebet criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) – líderes nas pesquisas de intenção de voto.

 

A emedebista criticou Lula pelo cancelamento da participação do petista no debate presidencial que ocorrerá no próximo sábado (24). Em relação a Bolsonaro, afirmou que "cada vez que ele abre a boca e fala besteira" prejudica a economia do país.

 

Tebet, que está em quarto lugar nas pesquisas, afirmou reunir condições para fazer um governo de equilíbrio e moderado, que gerará um ambiente seguro para investidores. Com isso, projetou a presidenciável, a economia vai crescer.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

Ela também voltou a falar sobre a proposta para reduzir a evasão escolar no ensino médio. A ideia é fazer depósitos em uma conta bancária vinculada ao estudante de modo que ele tenha e possa movimentar, ao final do ensino médio, uma poupança de R$ 5 mil. Ela estima que o programa custará cerca de R$ 7 bilhões por ano. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.