Candidatos deveriam elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre a redução das desigualdades pela educação e progresso científico e tecnológico
Na manhã deste domingo, 18, os mais de 2 milhões de candidatos inscritos no CNU ( Concurso Nacional Unificado ) fizeram a primeira parte da prova que garante milhares de vagas no serviço público. Todos responderam a 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, e os candidatos do bloco 8 – ou seja, de nível médio – também escreveram uma redação sobre o tema “ Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira” .
A temática seguiu a linha que professores vinham prevendo ao longo da última semana, baseados na banca que elabora a prova (Cesgranrio). Ou seja, trata-se de um tema de caráter social e que avalia o papel do Estado na resolução de problemas da sociedade brasileira. Assim como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o CNU cobra dos candidatos a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo.
Veja também
Secretaria de Educação entrega certificados do Provão Eletrônico no Governo Presente
Escola Superior da Defensoria Pública realiza atividades em São Gabriel da Cachoeira
No período da tarde, os candidatos devem retornar às salas de aula até as 14h para a segunda parte do concurso. os candidatos de nível superior respondem 50 questões objetivas de conhecimentos específicos. Enquanto os de nível médio, 40 questões. A duração desta segunda etapa é maior: 3h30.
CRONOGRAMA COMPLETO DO CNU
Fotos: Reprodução/Internet
4 de julho: divulgação do cronograma completo;
5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos que não podem ou não querem mais realizar o CNU solicitarem devolução da taxa de inscrição;
5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local d prova;
7 de agosto: disponibilização dos cartões de confirmação para todos os candidatos;
18 de agosto: aplicação das provas objetivas e discursivas;
18 de agosto: divulgação dos cadernos de provas às 20h;
20 de agosto: divulgação preliminar dos gabaritos das aprovas objetivas;
21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais;
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Janeiro de 2025: previsão do início da convocação de aprovados para a posse.
Fonte: iG