20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
17/05/2023

Teria coragem de provar? Empresa dos EUA cria cerveja à base de água reciclada de chuveiro

Foto: Reprodução

Uma empresa da Califórnia decidiu inovar na produção de cerveja artesanal. Ela criou a bebida a partir de água reciclada de chuveiro e máquina de lavar.

 

 “O que queríamos fazer como empresa era realmente mostrar o potencial inexplorado da reutilização de água. Acreditamos que não há desperdício nas águas residuais”, comenta Aaron Tartakovsky, cofundador e CEO da Epic Cleantec, em entrevista ao site do The Weather Channel.

 

A empresa de Tartakovsky, que trabalha na criação de sistemas de reciclagem de água, fez uma parceria com a cervejaria Devil's Canyon Brewing Company, situada do norte da Califórnia (EUA), para criar a cerveja Epic OneWater Brew, do tipo kölsch. O diferencial da bebida é o uso da chamada água cinza (de chuveiro e máquina de lavar). Nesse caso, a água cinza vem do arranha-céu de luxo Fifteen Fifty, de 39 andares, que fica em San Francisco, na Califórnia.

 

Veja também

 

Cordeiro é flagrado atravessando fazenda com capacete de motoqueiro

 

Descoberta do 'mal' na Antártida: Pesquisadores fazem descoberta perturbadora em animal antigo

 

O edifício possui sistema de reciclagem da Epic Cleantec para reuso das águas residuais produzidas pelos residentes.

 

A cervejaria usou cerca de 7.600 litros de água cinza reciclada (filtrada e purificada) para a produção de 7.500 latas de cerveja.

 

Teria coragem de provar? Empresa dos EUA cria cerveja à base de água reciclada de chuveiro

 

Apesar de curiosa, a bebida não está à venda, mas amostras foram distribuídas em eventos, como a Conferência da Água da ONU, realizada em março deste ano em Nova Iorque. A ideia é incentivar discussões sobre o uso sustentável da água, revela o The Weather Channel.

 

“Muitas vezes sentimos os primeiros impactos das mudanças climáticas através da água, como no caso dessas secas prolongadas e cada vez mais frequentes”, diz Aaron Tartakovsky.

 

Em 2022, uma seca histórica na Europa chamou a atenção em todo o mundo, ao baixar drasticamente o nível de vários rios e exporte construções históricas, como as chamadas pedras da fome.

 

A Califórnia e outros estados do oeste dos EUA também costumam enfrentar problemas de abastecimento. De acordo com o site americano, nos últimos anos, cientistas afirmam que essa crise hídrica é agravada justamente pelas mudanças climáticas. Embora a chuva e a neve no Inverno de 2023 tenha batido recordes em alguns lugares, inclusive na Califórnia, o uso sustentável da água ainda é um desafio.

 

“No século 21, com todas as capacidades tecnológicas à nossa disposição, o fato de ainda dependermos de chuva ou não para saber se teremos água suficiente para nossas comunidades é um problema. E assim pensamos que podemos alavancar a tecnologia, modelos de negócios inovadores e uma espécie de regulamentação com visão de futuro para criar um mundo no qual tenhamos segurança hídrica”, sugere Tartakovsky.

 

Como mostra o The Weather Channel, a cidade de San Francisco possui uma lei que exige a presença de sistemas de reutilização de água cinza em grandes projetos de engenharia, como o edifício que forneceu o material para a produção da cerveja Epic OneWater Brew.

 

O CEO da Epic Cleantec diz que esse tipo de água, normalmente desperdiçada, pode ser uma boa opção para as cervejarias. O único problema é fazer as pessoas superarem o “fator eca”.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

“Há um problema de percepção pública quando se trata de águas residuais e isso faz sentido. Nós projetamos o que gostamos de chamar na Epic de ‘sociedade do descarte e esqueça’. Não pensamos no que acontece depois que usamos o chuveiro ou quando abrimos a torneira, simplesmente presumimos que sai água”, comenta Tartakosky ao site americano.

 

Fonte: Trendsbr

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.