20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
19/05/2022

Tireoide e gravidez: médica lista cuidados básicos a serem seguidos

Foto: Reprodução

A tireoide é uma glândula que fica na base do pescoço, na região anterior, e produz dois hormônios: a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Esses hormônios são essenciais para a saúde da mãe e do feto na gestação.

 

“No início da gestação, há o desenvolvimento neurológico do bebê e isso depende de níveis adequados de hormônios tireoidianos. Enquanto a tireoide do feto não está totalmente formada (o início se dá a partir da 8ª semana de gestação), ele depende totalmente do hormônio materno”, explica a médica Carolina Ferraz, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

 

A endocrinologista destaca cinco informações importantes sobre tireoide e gestação:

 

Veja também

 

Estudo: tomar analgésicos na gravidez aumenta risco de parto prematuro

 

O que é gripe menstrual e quais seus sintomas

 

1 – Na mãe, as disfunções da tireoide podem alterar a pressão arterial e aumentar o risco de abortos e partos prematuros.

 

2- A paciente que já tem o diagnóstico de disfunções na tireoide deve informar o médico assim que descobrir a gestação ou, melhor ainda, quando ainda estiver no processo de tentar engravidar. O profissional ira ajustar as doses dos medicamentos a serem administrados para ela.

 

“Com o ajuste e acompanhamento adequados, pode-se reduzir o risco de complicações para a mãe e o bebê”, diz Carolina Ferraz.

 

3 – O fato de a mãe ter doença da tireoide não quer dizer que o bebê também terá o problema. Mas é importante o acompanhamento da mãe também após o parto em conjunto com o bebê, que será avaliado por um pediatra, para que possam ser identificadas com antecedência quaisquer alterações no recém-nascido.

 

4 – É muito importante fazer o teste do pezinho no recém-nascido entre o terceiro e quinto dia de vida, para rastrear doenças raras como o hipotireoidismo congênito, que se não for detectado precocemente pode acarretar em deficiência intelectual irreversível na criança.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

5 – Também é imprescindível que a mãe com doença tireoidiana seja reavaliada no segundo mês após o parto. Para tanto, deve retornar ao médico nesse período para que ele solicite os exames necessários.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.