23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
18/01/2022

Tonga confirma três mortes após erupção e tsunami no arquipélago

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (18), o governo das ilhas de Tonga informou que, até o momento, três mortes foram confirmadas após a erupção do vulcão submarino no último sábado (15).

 

O fenômeno causou um tsunami, deixando a zona costeira de Tonga completamente inundada . A capital da nação, Nuku'alofa, teve ondas que chegaram a 1,2 metro. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram casas e edifícios situados em frente à praia sendo tomados pela água.

 

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro Siaosi Sovaleni, as vítimas são dois tonganeses e uma cidadã britânica. Várias pessoas ficaram feridas, diversas casas foram devastadas com o "desastre sem precedentes" e o número de mortos ainda pode subir, segundo o governo.

 

Veja também

 

Mulher morre ao tentar salvar cães de tsunami em Tonga

 

Duas mulheres morrem no Peru após ondas causadas por erupção em Tonga

 

Na ilha de Mango, por exemplo, onde vivem cerca de 50 pessoas, todas as casas foram destruídas. Já na ilha de Fonoifua, somente duas residências permaneceram intactas, e na de Namuka, os estragos também foram grandes, informaram as autoridades.

 

Após o tsunami, a comunicação com o arquipélago ficou interrompida , já que a população de Tonga ficou sem acesso à internet ou telefone. Como há dificuldade na troca de informações, ainda há preocupação com a situação de duas ilhas menores, que também foram fortemente atingidas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O tsunami provocou ondas de até 15 metros de altura, que atingiram a costa oeste da ilha principal de Tonga, Tongatapu, além do grupo de ilhas Ha’apia, onde Mango está localizada.

 

Fonte: Ig

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.