26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
26/04/2020

Tosse: tudo que você precisa saber sobre esse sintoma e quando se preocupar

Foto: Divulgação

Apesar de ser algo incômodo, esse é um recurso utilizado pelo organismo para poder eliminar secreções que estão paradas nas vias aéreas respiratórias superiores

Muitas pessoas não sabem, mas tossir pode ser considerado uma coisa boa. Apesar de ser algo incômodo, esse é um recurso utilizado pelo organismo para poder eliminar secreções que estão paradas nas vias aéreas respiratórias superiores, que é o nariz, laringe, traqueia e garganta, e também nas inferiores, os pulmões e os brônquios.

 

A verdade é que a tosse é um sintoma e não uma doença. Em muitas situações, a tosse pode provocar uma sensação de desconforto, principalmente quando é à noite, pois acaba atrapalhando ao sono da família inteira. Outono e inverno são os períodos mais críticos e com maior ocorrência de infecções que acometem o trato respiratório.

 

As bactérias e os vírus são os principais fatores que causam infecção nas vias aéreas respiratórias. As doenças alérgicas também provocam desconfortos com a tosse, entre elas a asma (que também é chamada de bronquite asmática) e rinite. Algumas crianças costuma tossir para poder chamar a atenção dos pais.

 

Veja também 

 

Mulheres e mais velhos comem mais frutas e verduras, aponta pesquisa

 

Boost na imunidade: saiba quais alimentos vão te ajudar nesta quarentena

 

Contudo, é necessário que os pais tenham atenção para problemas mais graves em que pode ser preciso passar pela avaliação de um profissional, como tosse constante (tanto de dia quanto a noite), dificuldade respiratória, febre alta e respiração cansada.

 

Os pequenos, com idade menor a um ano, que apresentem sintomas como respiração ofegante e gemência precisam ser levados com urgência para uma avaliação médica de emergência. Esse quadro clínico pode ser compatível com bronquiolite, e o tratamento precisa de um diagnóstico do médico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Alguns remédios ajudam no alívio dos sintomas, porém, é imprescindível combater o que está provocando o problema. O correto é procurar a ajuda de um profissional antes de ministrar medicação, pois alguns remédios podem não ter uma boa eficácia e provocar efeitos colaterais.

 

1News

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.