NOTÍCIAS
Mulher
Trabalho Invisível: campanha expõe sobrecarga de mulheres em casa
Foto: Reprodução

Desigualdade nas tarefas domésticas é tema de debate em prol da saúde feminina

Sem descanso, reconhecimento e muito menos remuneração: mesmo após o fim do expediente, milhões de mulheres fazem "hora extra" em casa. A campanha “ Trabalho Invisível ” chama atenção para a sobrecarga das mulheres com as tarefas domésticas.

 

A iniciativa será lançada no dia 1º de maio, data em que se celebra o Dia do Trabalho. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a carga desproporcional de atividades do lar e cuidados que recaem sobre o sexo feminino.

 

De acordo com o último relatório da Organização Internacional do Trabalho( OIT), esse trabalho não é dividido de forma igualitária em lugar algum. Em média, as mulheres dedicam três vezes mais tempo do que os homens às tarefas domésticas.Essa disparidade gera problemas profissionais e pessoais, que vão desde o desgaste e cansaço à maior dificuldade ao acesso a melhores cargos, tempo para estudos e qualificação profissional — o que também impacta o fator financeiro.

 

Veja também 

 

As 5 marcas de biquíni mais desejadas do verão 2025

 

Mês das Mães: como ter vida sexual ativa após a chegada dos filhos

No Brasil, mulheres gastam 9,6 horas a mais do que os homens com trabalho doméstico durante a semana, de acordo com pesquisa do IBGE de 2022. Já segundo levantamento do " Elas Trabalham ", 73,4% das mulheres começaram a realizar tarefas domésticas e de cuidado antes dos 14 anos.

 

A CAMPANHA

 

“Trabalho Invisível” é realizada pela Agência Calia, com produção da Santeria e assinatura da Instituição Nós por Elas. O conceito “ O fim do expediente não é o fim do trabalho ”, a campanha retrata o acúmulo de funções que caracteriza a rotina de milhões de mulheres. A comunicação é composta por três filmes de 30 segundos, além de diversas peças gráficas. O material destaca a invisibilidade do trabalho doméstico e a urgência de uma divisão mais equitativa.

 

Pesquisa do IBGE revela que há mais de 20 anos as mulheres dedicam mais tempo fazendo tarefas domésticas do que os homens

Foto: Reprodução

 

“Conseguimos traduzir em segundos uma realidade que perdura há séculos. Estamos muito felizes com a qualidade criativa da campanha” afirma Maurício Oliveira, um dos criativos. Geisa Lopes e Alexandre Ferro completam o time de criação, enquanto a direção de cena é de Rafael Damy.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

“A campanha ‘Trabalho Invisível’ nasce de uma necessidade urgente de dar visibilidade a uma realidade que muitas vezes é ignorada. Queremos provocar uma reflexão profunda sobre a desigualdade de gênero nas tarefas domésticas e mostrar que a transformação começa dentro de casa”, conclui José Augusto, vice-presidente da Calia.

 

 Fonte: Portal IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.