Grupo foi alvo de operação da Polícia Civil e do Ministério Público em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense
A Polícia Civil e o Ministério Público (MPRJ) realizaram, nesta terça-feira, uma operação contra traficantes de drogas em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Os criminosos foram identificados a partir da compra, numa plataforma de comércio on-line, de embalagens para vender cocaína. Onze usuários com endereços no Estado do Rio de Janeiro compraram, juntos, mais de 3,3 milhões de unidades do recipiente "eppendorf", conhecido como "pino" entre traficantes. Eppendorfs são normalmente usados em laboratórios e para pesquisas científicas.
A investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e do MPRJ contou com o apoio de relatório técnico elaborado pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça. Na ação desta terça, um homem, considerado chefe da facção na região, foi preso em flagrante por posse ilegal de munição.
Veja também

Lula: A Amazônia é o Brasil mais original que nós temos
A investigação teve início a partir de diversas reportagens jornalísticas que destacavam o uso dos recipientes laboratoriais para venda da droga. Com base nas informações reunidas pelo Ciberlab, foi possível identificar 77 usuários no país que, somente em 2024, adquiriram entre 200 mil e 1,8 milhão de unidades cada, totalizando milhões de recipientes com possível destinação ilícita.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Diante da quantidade expressiva e da incompatibilidade com o uso laboratorial regular, a autoridade policial da DRE-CAP representou pela busca e apreensão. As evidências arrecadadas ajudarão a aprofundar a identificação dos responsáveis pelas práticas criminosas. As investigações prosseguem para esclarecer toda a cadeia envolvida na comercialização e uso dos insumos para o tráfico de drogas.
Fonte: Extra