19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
07/06/2022

Tráfico e garimpo marcam região onde jornalista e indigenista sumiram

Foto: Reprodução

A Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, passou a ganhar destaque em manchetes de jornais ao redor do mundo após o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira, comunicado no domingo (5/6). A região, segunda maior área indígena demarcada do país, é rota de tráfico de drogas, roubo de madeira e garimpo ilegal.

 

Entre os riscos potenciais e problemas do Vale do Javari, estão a exploração ilegal de recursos naturais e conflitos fundiários.

 

Segundo informações do Instituto Socioambiental (ISA), tradicional organização não governamental da área do meio ambiente, a ação de caçadores, madeireiros, pescadores e fazendeiros é constante na região.

 

Veja também

 

Indigenista brasileiro e jornalista inglês desaparecem misteriosamente na região do Vale do Javari, município de Atalaia do Norte, interior do Amazonas

 

Governo do Amazonas envia Força Tarefa formada por especialistas em buscas em área de selva para o Vale do Javari onde indigenista brasileiro e jornalista inglês estão desaparecidos há três dias

 

Segundo informações da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), são constantes ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores às terras.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Os traficantes, por exemplo, cruzam a terra indígena por acreditarem ser a área mais segura para transportar drogas, sobretudo cocaína oriunda do Peru e da Colômbia. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.