02 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
22/09/2023

Transtorno alimentar é baixo entre adeptos de dieta vegana, diz estudo

Foto: Reprodução

Pesquisa da USP analisou dados de quase mil participantes e constatou que transtorno alimentar é baixo entre praticantes de dieta vegana

Transtornos alimentares e comportamentos alimentares disfuncionais são caracterizados pela prática de dietas restritivas na intenção obsessiva de atingir uma boa forma física ou controle do peso corporal.

 

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) investigou a prevalência de comportamentos alimentares disfuncionais entre adeptos da dieta vegana, que ganhou popularidade devido a questões de sustentabilidade.

 

Os resultados, publicados na revista JAMA Network Open em junho deste ano, revelaram que apenas 0,6% dos quase mil participantes apresentaram comportamento alimentar disfuncional, um valor consideravelmente menor que os 6,5% observados na população brasileira em geral. O objetivo da equipe era examinar a relação entre comportamentos alimentares disfuncionais e a escolha da dieta vegana.

 

Veja também

 

Médico de Harvard revela os 5 alimentos que mais envelhecem a pele

Como fazer sexo nesse calor? Confira dicas para refrescar a transa

“Os resultados do estudo tiram esse peso da alimentação vegana, pois indicam que a presença de comportamentos alimentares disfuncionais está mais associada aos motivos que levaram à adoção de uma determinada dieta do que ao tipo de dieta em si”, afirma o professor Hamilton Roschel.


TRANSTORNO ALIMENTAR OU PREOCUPAÇÃO COM OS ANIMAIS

 

A pesquisa envolveu um questionário online respondido por 971 pessoas maiores de 18 anos em todo o país, que coletou informações sociodemográficas e avaliou os hábitos alimentares.

 

A motivação “ética e direitos dos animais” foi mencionada por 62% dos participantes como motivo para aderir à dieta vegana, enquanto apenas 10% mencionaram “razões de saúde”, o que pode explicar a baixa prevalência de comportamentos alimentares disfuncionais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Roschel enfatizou a importância de entender as motivações por trás das escolhas alimentares para desenvolver programas de atendimento nutricional mais eficazes. Além disso, destacou a necessidade de estudos adicionais com amostras mais diversificadas. 

 

Fonte:Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.